Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Gestão on-line

Conheça empreendedores e chefes que atuam no formato remoto

Migrei para o digital

Guylherme Ribeiro, 29 anos, se adaptou a ter subordinados a distância e, hoje, é só elogios para ter colaboradores remotos. Ele teve uma loja física de manutenção de smartphones por oito anos. Ao perceber que o mercado estava mudando e que os custos de manter o espaço físico estavam muito altos, ele decidiu vender o estabelecimento e priorizar a prestação do serviço on-line. Atualmente, ele é gestor da equipe de franqueados da Suporte Smart, que conserta celulares na casa dos clientes. ;Temos colaboradores por todo o Brasil, mas não vejo a distância como um ponto negativo. A gestão não se torna tão centralizadora e há mais flexibilidade para o trabalhador;, garante.

A fim de conseguir ter um retorno da equipe, Guylherme organiza uma reunião por vídeo duas vezes por semana, além de ter uma preocupação com a opinião dos clientes e dos colaboradores em relação ao serviço prestado. ;Com certeza, quando estamos todos no mesmo local, o diálogo é mais direto e tem menos chances de dar errado. Apesar da distância, tentamos manter o contato e a motivação dos funcionários por meio de prêmios e bonificações;, esclarece. ;Somos como uma família e temos que falar a mesma língua para nos entender;, completa.

Palavra de especialista

Como funcionam as leis trabalhistas para home office

;Depois da reforma de 2017, a Lei Trabalhista passou a regulamentar o teletrabalho (como é chamado o home office) e quem lida com esta modalidade passou a ter os mesmos direitos de quem trabalha em um escritório. Apesar disso, é recomendado que tudo esteja bem descrito no contrato. Deve-se estabelecer quais os deveres do colaborador e do contratante, para evitar futuros desentendimentos. O que está na lei é muito claro. Então, os maiores problemas ocorrem quando o acordo entre empregado e empregador não fica bem esclarecido. De acordo com o artigo 62 da CLT, os trabalhadores remotos não estão sujeitos ao controle de jornada e, sendo assim, não têm hora extra.

Ou seja, quem define o expediente é o próprio colaborador, característica que traz uma flexibilidade maior para que ele cumpra as tarefas ligadas ao trabalho e à vida pessoal. O patrão, antes de contratar o funcionário, precisa definir alguns pontos essenciais. Primeiro, entender se a empresa suporta o modelo de teletrabalho. Às vezes, a organização tem um padrão mais antiquado e não se adaptaria bem às mudanças. Segundo, mapear quais setores e áreas podem ser passados para o home office. Ao contratar o funcionário, deve-se buscar deixar bem explícito quais são os deveres do trabalhador e como será feita a avaliação dele.;

Plataformas de renda extra

Está interessado em prestar serviços freelancer a distância? Sites oferecem opções:

Workana
É uma plataforma para encontrar trabalhos freelancers sem sair de casa e há opções para profissionais de TI e programação, design e multimídia, tradução e conteúdos, marketing e vendas, suporte administrativo, finanças, administração e engenharia. Como a plataforma está disponível em toda a América Latina, há a possibilidade de conseguir freelas internacionais. Diariamente, a Workana oferece ao menos 300 possibilidades de projetos. É possível fazer a inscrição gratuita no site ou pelo aplicativo da plataforma. Acesse: www.workana.com.

Elo7

É um mercado de produtos criativos e autorais que possibilita a qualquer pessoa ter um espaço de divulgação e venda das peças criadas, pela internet. Atualmente, o site tem 90 mil vendedores ativos em 3,8 mil cidades de todo o Brasil e 4,5 milhões de produtos anunciados. Para se inscrever, basta entrar no site do Elo7. Não há custos fixos para manter a loja on-line, apenas uma taxa de comissão sobre o valor total do pedido (produtos + frete). Acesse: www.elo7.com.br.

GetNinjas
Conecta prestadores de serviços e clientes em todo o Brasil. Disponível para Android e IOS, para se cadastrar é preciso preencher o formulário com o número do telefone e o serviço que está procurando. Para atrair clientes, basta preencher os campos com as atividades que realiza. Assim que surgir alguém interessado no trabalho, o GetNinjas vai passar o telefone dessa pessoa para que o contato seja feito junto ao orçamento. Acesse: www.getninjas.com.br.

Contraponto
Produtividade

Em pesquisa feita pela GoTo by LogMeIn, dos 2 mil trabalhadores que participaram do estudo, 93% disseram se sentir produtivos ao trabalhar remotamente. O professor de RH, estratégia e marketing da Universidade de Brasília (UnB) Jorge Fernando Valente explica que essa sensação depende da atividade. ;É mais fácil estar fora do escritório e fazer seu próprio horário, mas é necessário ter muita disciplina;, afirma. Quem deseja começar neste modelo precisa ter consciência de que ainda existe vínculo empregatício. ;O X da questão é que você está sendo remunerado, pago para produzir. Se não produz bem, o dinheiro é desperdiçado;, comenta. Jorge pondera que, no modelo tradicional, há tempo desperdiçado no deslocamento até o serviço e nas pausas para comer. Porém, atuar em casa também tem desvantagens. ;No local de trabalho, você vai lá para trabalhar. Mas, em casa, você pode ficar se preocupando com questões pessoais e acabar não cumprindo o que devia;, explica. O professor considera que, apesar da crescente busca pela modalidade, o trabalho remoto precisa do apoio dos encontros presenciais ;para estabelecer metas e receber ou dar retorno sobre a produção.;

Márcia Makishi, advogada formada pela Universidade de São Paulo (USP)