Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Físico brasiliense reconhecido no exterior

André Barcellos é um dos 50 professores selecionados mundialmente para o EinsteinPlus 2019, um curso de física moderna num dos principais institutos da área, no Canadá. Antes disso, participou de capacitações de peso nos EUA e na Suíça. Apesar de ter um grande nome fora do Brasil, carece de valorização local e precisa de apoio financeiro para conseguir viajar

O professor de física brasiliense André Luís Miranda de Barcellos Coelho, 29 anos, se destaca com aulas que munem os alunos de pensamento crítico em escolas públicas e particulares do DF. O interesse pela ciência e por continuar se aperfeiçoando também o leva para fora do ambiente escolar, mas sempre com o objetivo de voltar mais preparado. Graduado em licenciatura em física desde 2013 e mestre em ensino de física desde 2016 pela Universidade de Brasília (UnB), foi selecionado para diversos eventos e oportunidades superconcorridos na área, dentro e fora do país.

Ele acaba de voltar de uma formação continuada no Fermilab, o principal laboratório de física e aceleração de partículas dos Estados Unidos, entre 17 e 21 de junho, e se prepara para mais uma experiência internacional de peso. Desta vez, no Canadá, no Instituto Perimeter, um dos principais centros de pesquisa científica, treinamento e extensão educacional em física teórica do mundo, entre o próximo domingo (7) e 13 de julho. No entanto, para conseguir realizar o sonho, o docente precisa de ajuda e está com uma vaquinha virtual aberta.

Um perfil diferente
André foi um dos 20 selecionados para o curso oferecido pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), localizada em Genebra, na Suíça, o maior laboratório de física de partículas do mundo, e só conseguiu ir com o apoio financeiro de outras pessoas. Ao voltar para o Brasil, ele decidiu mudar de metodologia como professor e procurou oportunidades para transmitir valores da ciência aos alunos de forma mais eficiente. Para ele, é necessário uma mudança de paradigma em sala de aula. ;O objetivo de ensinar ciência deve ser criar uma pessoa capaz de ter um pensamento científico e crítico sobre as coisas;, diz.

Em 2018, André foi selecionado para um workshop oferecido pelo International Centre for Theoretical Physics (ICTP) em São Paulo, onde conheceu didáticas impactantes para o ensino de ciência. Não demorou muito até receber um convite para colaborar com o ICTP, o Instituto Perimeter e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e promover capacitações para professores de todo o Brasil. O professor também foi convidado a atuar como formador no Centro de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (Eape) do DF, ligado à Secretaria de Educação.

Capacitação

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Cutting-Edge For Teacher, workshop gratuito para mostrar aos professores como ensinar tópicos atuais da física de modo envolvente e criativo. O evento ocorre entre 14 e 15 de setembro em São Paulo e as inscrições devem ser feitas até 18 de julho pelo site: bit.ly/2FA665W.


Ajuda para viajar

Um mês após ser aprovado para o curso no Fermilab, André recebeu mais uma boa notícia: foi selecionado para participar de um curso intensivo para professores sobre física moderna no Instituto Perimeter, um dos principais centros de pesquisa científica, treinamento e extensão educacional em física teórica do mundo. Com um processo de seleção exigente, avaliando quesitos como a formação, a trajetória e como André aplicaria os conhecimentos adquiridos, apenas 50 educadores de todo o mundo foram convocados para o evento. O EinsteinPlus 2019 ocorre entre 7 e 13 de julho na cidade de Waterloo, no Canadá.

Após arcar com as passagens para o curso anterior, nos EUA, André não tem recursos suficientes para custear a viagem. O professor escreveu para o instituto informando o impacto que o workshop terá na carreira e nos alunos dele e, graças a isso, conseguiu uma ajuda de custo de 1 mil dólares canadenses (cerca de R$ 2.900) para as passagens. Segundo André, o dinheiro ainda não é suficiente para cobrir todas as despesas, que custariam cerca de R$ 6,5 mil a mais. A poucos dias do evento, o professor arrecadou cerca de 18% do total necessário por meio de uma nova vaquinha virtual.
Para Fábio Lúcio Rodrigues da Cunha, colega de profissão de André, o professor é mais reconhecido internacionalmente do que no Brasil, onde não conseguiu apoio financeiro do governo. ;Geralmente, nós ensinamos ciência focando o vestibular e isso é o que a sociedade mais valoriza. O André ensina os alunos a fazer ciência de fato e, no exterior, isso é muito importante;, aponta. Com 51 anos, sendo 32 na área da educação, Fábio é mestre em física pela UnB e admira a dedicação do colega.

Elogiado por estudantes
;Ele é completamente apaixonado pela física e pela possibilidade de transformar a sala de aula em um ambiente de carinho pela ciência;, conta Ágatha Jardim Gondim, 17, aluna do 3; ano do ensino médio que começou a ter aulas com o professor André neste ano, na Escola SEB Dínatos, na 604 Sul. Segundo ela, a aula do físico é revolucionária devido ao método que ele usa de ciência prática, pois ajuda o aluno tanto a se preparar para seleções, como o vestibular, quanto em atividades técnicas. Ágatha acredita no retorno da participação de André em cursos internacionais.

;Esses programas enriquecem não só ele como professor e cientista, mas o Brasil como país;, afirma. ;O André tem uma visão diferente e traz novos métodos e formas de ensinar;, afirma Luíza Morais Lima, que teve aulas com o educador durante o ensino médio, em 2016, no mesmo colégio. Segundo ela, André sempre a apoiou a cursar carreira na área científica. ;Ele me inspirou muito a ser uma professora engajada como ele;, declara a estudante de licenciatura em física da UnB. Aos 20 anos, Luíza tem o objetivo de fazer uma pós-graduação em ensino da física, assim como André.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa