O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (13), os microdados do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Eles englobam as provas, os gabaritos, informações sobre as questões, as notas e o questionário respondido pelos participantes inscritos. Pesquisadores, gestores públicos e jornalistas interessados em fazer uma análise mais aprofundada dos dados podem consultá-los no portal do Inep.
O acesso aos microdados, que estão disponibilizados no formato ;.csv;, exige programas estatísticos específicos. Para facilitar a compreensão das informações, o Inep disponibiliza um dicionário de variáveis. O arquivo ;Microdados_Enem_2018; reúne os questionários respondidos pelos participantes. Na pasta ;Itens_Prova_2018;, está disponível uma base com informações sobre os exames. Há informações sobre a posição do item no caderno de questões, habilidade, cor da prova, área de conhecimento e gabarito.
A divulgação dos microdados cumpre diretrizes da política de dados abertos e atende a demanda por informações específicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo do Inep é disseminar as informações educacionais que produz.
Ranking
O Inep alerta que é contra a construção de rankings a partir dos microdados. De acordo com o Instituto, ;é inadequada a comparação e a exposição pública de escolas que, uma vez ranqueadas, não têm como evitar rótulos que não contribuem para o aprimoramento pedagógico ou melhoria da qualidade do ensino. A persistência no uso inadequado dos resultados divulgados, e sua judicialização, foram os responsáveis pelo encerramento da divulgação dos resultados do Enem por Escola;.