Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

UFSCar abre inscrições na seleção para ingresso de refugiados em 2020

Pessoas interessadas devem apresentar resultado do Enem

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou edital de seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação presenciais, ofertados nos câmpus de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Para participar da seleção, é necessário apresentar resultado em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2015. Pessoas em situação de refúgio que não tenham participado de nenhuma edição do Enem devem realizar a inscrição, para as provas de 2019 do Exame
Para fazer a inscrição no processo da UFSCar, também é preciso que o candidato comprove a condição de refugiado, por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça. A documentação completa exigida no edital deve ser enviada por meio dos Correios, para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade, até 16 de setembro.

Na ficha de inscrição deverá ser informado o número de inscrição no Enem e também a opção de curso escolhida entre as 65 ofertadas pela UFSCar. Os candidatos concorrem a uma única vaga adicional em cada curso.

Esta será a 12; edição consecutiva da seleção específica para ingresso na UFSCar de pessoas em situação de refúgio, que foi implementada a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados, a Lei 9.474/97. Mais informações podem ser obtidas em contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da UFSCar ou pelo telefone (16) 3351-8152.