Nesse período também deverá ser entregue a documentação comprobatória para quem concorrer à reserva/cotas. A seleção será efetuada por meio de sorteio eletrônico. Todo o processo de inscrição é gratuito. As aulas estão previstas para começar em 29 de julho. Há vagas na modalidades presencial e a distância pra quem terminou o ensino médio; educação de jovens e adultos (Proeja) integrado ao ensino médio; e em regime de alternância.
O IFB reserva vagas em seus processos seletivos para pessoas oriundas de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas que se autodeclarem preto, pardo ou indígena e para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. Se você se encaixa nessas características, pode solicitar reserva de vaga no ato da inscrição on-line e procurar o câmpus do IFB no qual selecionou o curso para entregar, até 31 de maio, formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.
A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar em 4 de junho. Caso queira contestar, o candidato poderá fazê-lo em 5 e 6 do mesmo mês. O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado em 10 de junho. Quem se candidatar à reserva de vaga e não entregar a documentação comprobatória passará a concorrer, automaticamente, nas vagas destinadas à ampla concorrência.