Tayanne Silva*, Brenda Silva*
postado em 05/05/2019 13:27
O Comando da Marinha do Brasil abriu concurso público para admissão ao Colégio Naval, instituição que seleciona estudantes para o Curso de Graduação da Escola Naval. São 190 vagas para homens, sendo 38 vagas reservadas a negros. Os aprovados iniciarão as atividades em 2020. Os selecionados viverão em regime de internato em Angra dos Reis (RJ). A capacitação tem o objetivo de preparar intelectual e fisicamente o aluno, oferecendo ensino médio e ensino militar-naval, para que ele possa participar da seleção de ingresso na Escola Naval.
Diferentemente do Colégio Naval, a Escola Naval promove ensino superior para a formação de oficiais da Marinha dos Corpos da Armada (CA), de Fuzileiros Navais (FN) e de Intendentes (IM). O curso é totalmente gratuito e, além da remuneração, a Marinha oferece alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro nato, do sexo masculino, não ser casado, ter no mínimo 15 anos e no máximo 17 anos em janeiro de 2020, ter concluído ou estar em fase de conclusão do 9; ano do ensino fundamental, ter bons antecedentes de conduta, ter autorização do responsável legal e não ter sido reprovado por insuficiência de nota ou por falta disciplinar em curso de formação de oficiais ou estágio de aplicação de concurso público anterior.
As etapas
O concurso é constituído por duas fases eliminatórias: seleção inicial e período de adaptação. No primeiro estágio, o aluno passará por provas escritas e objetivas em dois dias subsequentes: no primeiro dia, com cinco horas de duração, serão 20 questões objetivas de matemática e 20 de inglês; no segundo dia, em quatro provas, haverá 20 itens de português, 18 de ciências e 12 de estudos sociais, além da redação. O teste de aptidão física (TAF) terá caráter eliminatório e ocorrerá em dois dias não consecutivos. Para ser aprovado, o estudante deverá nadar 25 metros no tempo máximo de 50 minutos e correr 2.400 metros em até 16 minutos.
[SAIBAMAIS]
Quero uma vaga
Samuel Arthur Reges Roberto, 16 anos, estudante do 2; ano do ensino médio do Centro Educacional 5 de Taguatinga (CED 5), concorrerá à seleção. ;Meu pai foi militar por 11 anos e sempre me incentivou a seguir carreira nas Forças Armadas. Eu frequentava confraternizações militares com ele e ouvia sobre valores, como respeito, paixão, pontualidade e hierarquia;, explica. O jovem estuda mais de 12 horas por dia de olho numa vaga. ;Eu assisto a aulas presenciais num cursinho e faço exercícios. Nos últimos dias antes do exame, vou fazer provas anteriores. Também me preparo para o teste físico, fazendo flexões em casa diariamente e caminhadas nos fins de semana;, afirma. Samuel está muito confiante. ;Eu quero ser militar! Se eu mantiver o mesmo ritmo, vai dar certo;, diz, animado.
Orientações
A fórmula certeira para um bom desempenho na redação é apresentar ideias claras, coerentes e objetivas de acordo com um tema atual e considerado importante pela Administração Naval. Essa é a orientação da mestra em linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Beatriz Ribeiro Ferreira. Segundo ela, a bagagem de conhecimento de um estudante é essencial na hora da escrita: ;Caso disponha de pouco tempo, leia textos mais curtos e variados sobre temas atuais, acontecimentos que tenham sido marcos tanto nacionais quanto mundialmente e que estejam sendo celebrados, tais como centenários;. A docente cita alguns exemplos. ;Em 2018, foi o centenário da morte de Olavo Bilac, fundador da Academia Brasileira de Letras e defensor da obrigatoriedade do serviço militar em nosso país. Ainda tem os 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, que tanto lutou contra o Apartheid e ganhou o Prêmio Nobel da Paz;, elenca.
;Ler concursos anteriores com exemplos de redações consideradas vitoriosas é uma boa estratégia para se habituar ao formato do texto exigido, além de auxiliarem em questões acerca da língua portuguesa;, aconselha Beatriz. ;A leitura de tirinhas, anúncios publicitários e narrativas breves também se constituem em uma rica fonte para estudar estruturas de nossa língua materna, pois nelas essas disposições normalmente aparecem de forma contextualizada e são uma excelente forma de interpretação de textos;, observa.
As ciências sociais nem sempre são foco de estudos dos candidatos a concursos militares. Contudo, 24% das questões da segunda prova classificatória e eliminatória são relacionadas à história e geografia do Brasil. Admilson Costa Santos é professor de história e atualidades do Gran Cursos Online e indica um caminho para o aluno aprender sobre a história brasileira. ;Deve-se fazer um estudo entrando em três aspectos: econômico, político e social, dos períodos pré-colonial, colonial, imperial e republicano;, explica. É imprescindível entender os ciclos econômicos, o sistema político, os movimentos e as relações sociais de cada época. Segundo o professor, o conteúdo que será cobrado na prova terá dificuldade entre média e alta para um estudante do ensino fundamental.
Uma grande preocupação dos candidatos costuma ser as questões de matemática, que envolvem aritmética, álgebra e geometria. ;Para ser bem preparado, o aluno tem de conhecer os conceitos da matemática pura que estão aplicados na prova;, afirma Wesley Vieira Xoteslem, professor da disciplina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFB). Segundo o docente, os itens de geometria são mais difíceis; então, o candidato terá que estudar mais para resolvê-las. E buscar ajuda on-line pode servir. ;Acredito que o estudante deve buscar cada conteúdo do edital, assistir a uma videoaula e resolver as provas anteriores acerca do que aprendeu.;
O que diz o edital
Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval (CPACN/2019) do Comando da Marinha do Brasil
Inscrições: até 29 de maio, pelo site ou pessoalmente nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Execução Local (OREL). Em Brasília, a inscrição pode ser feita no Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 7; Distrito Naval (Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Térreo, Prédio Anexo ao do Comando da Marinha)
Taxa: R$ 105
Salário: R$ 1.044 (dois primeiros anos) e R$ 1.066 (último ano)
Vagas: 190
Calendário: primeira quinzena de agosto (provas escritas objetivas e redação); de 9 de setembro a 8 de novembro (eventos complementares que avaliam os aspectos físico, mental, fenotípico e de documentação do candidato); e de 12 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 (período de adaptação no Colégio Naval)
Locais: Brasília (DF), Amapá (AP), Angra dos Reis (RJ), Belém (PA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Ladário (MS), Manaus (AM), Natal (RN), Nova Friburgo (RJ), Olinda (PE), Paranaguá (PR), Piauí (PI), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santarém (PA), Santos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), São Pedro da Aldeia (RJ) e Vila Velha (ES)
>> Dicas certeiras para a redação!
Confira orientações da professora de inglês e português Beatriz Ribeiro Ferreira, do IFB:
1. Lembre-se do que você domina sobre o tema proposto;
2. Leia a proposta de redação com atenção;
3. Redija de acordo com o tipo de texto proposto;
4. Faça um esboço, um pequeno resumo do que pretende dissertar;
5. Dê atenção à estrutura exigida;
6. Faça uma verificação final.
>> Passe bem / História
Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir:
[...]Além da capitania, em 1541 foi instalada a vila de Olinda, com a repetição de todas as formalidades de São Vicente: títulos de sesmarias, lista de homens bons aptos a votar, eleição de vereadores, alternância no poder. [...] Em Pernambuco passou a funcionar de maneira efetiva a autoridade do donatário, em dois sentidos. No das receitas, implantou cobrança de impostos, inclusive com repasses ao rei, e tais recursos financiavam serviços delegados ao donatário, como o de atuar como instância mais alta que o Judiário da vila e o de controlar a vida civil.
(CALDEIRA, Jorge. História da Riqueza no Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2017)
De acordo com o texto, é correto afirmar que o autor buscou descrever as medidas que:
(A) levaram à capitania de Pernambuco a prosperar.
(B) causaram o impasse político responsável pela Guerra dos Mascates.
(C) levaram o sistema de capitanias hereditárias a fracassar.
(D) causaram o impasse político gerador da Insurreição Pernambucana.
(E) transformaram as capitanias hereditárias em governo-geral.
Comentário:
Primeiramente, o aluno precisa compreender as três esferas: o contexto político, econômico e social presentes no texto. Logo, a questão acaba sendo fácil. Sabemos que as duas primeiras capitanias que prosperaram por causa da exploração de cana-de-açúcar são as de São Vicente e de Pernambuco.
Questão retirada da prova do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval, aplicada em 2 de fevereiro de 2018, comentada pelo professor de história e atualidades do Gran Cursos Online Admilson Costa Santos
Gabarito: letra A
*Estagiárias sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa