Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Professores da rede pública podem estudar fora

Oportunidades de formação nos EUA, Canadá e Irlanda. As inscrições terminam em março

Profissionais da educação básica da rede pública de ensino do país podem se candidatar às vagas para cursos de capacitação no Estados Unidos, Canadá e Irlanda. Ao todo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece 486 oportunidades a professores, coordenadores e supervisores pedagógicos. As inscrições, gratuitas, são feitas on-line com preenchimento de formulário e envio de documentos pela internet. Além da passagem área, os participantes terão direito, a uma ajuda de custo, seguro de saúde e alojamento.

O edital para o Canadá é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). São 102 vagas destinadas aos professores de todas as áreas da educação básica da rede municipal, estadual e distrital. Dividido em duas partes ; a primeira em um curso básico de inglês e a outra em um curso de formação, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno. O curso terá duração de oito semanas e as inscrições podem ser feitas até 26 de março.

No caso da Irlanda, são 30 vagas para coordenadores e supervisores pedagógicos de qualquer escola da rede pública (municipal, estadual, distrital e federal). As inscrições vão até 26 de março. A parceria com o Mary Immaculate College oferece cursos de inglês, desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica. O curso tem duração de doze meses.

E para os Estados Unidos, em parceria com a Comissão Fulbright, é direcionado aos professores de língua inglesa. São 486 vagas para um curso intensivo de seis semanas em universidades norte americanas. Podem participar docentes da rede publicas estadual, municipal e distrital, em efetivo exercício da profissão. As inscrições vão até 17 de março.

Conheça os requisitos de cada candidatura nos editais dos EUA, Canadá e Irlanda.