Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

UFBA abre seleção para pessoas transgênero, quilombolas e indígenas

As inscrições podem ser feitas até 23 de janeiro. O edital disponibiliza 382 vagas em 88 cursos de graduação

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com o processo seletivo para vagas reservadas de graduação para quilombolas, imigrantes ou refugiados em situação de vulnerabilidade, indígenas aldeados e pessoas transgênero (travestis e transexuais). As inscrições vão até 23 de janeiro.
O edital oferece 352 oportunidades em 88 cursos da instituição, ministrados nas modalidades curso de progressão linear (CPL) ; de categoria tradicional, podendo ser licenciatura, bacharelado ou formação profissional ;, curso superior de tecnologia (CST) ; formação de três anos, mais voltada à preparação para setores da economia ; e bacharelado interdisciplinar (BI) ; instrução de cunho humanístico, científico e artístico.
A condição de quilombola e a de indígena serão comprovadas mediante certificado da Fundação Cultural Palmares e da Fundação Nacional do Índio (Funai). As pessoas transgênero devem entregar autodeclaração. Imigrantes ou refugiados, por sua vez, devem apresentar visto humanitário permanente ou temporário, emitido pelo Conselho Nacional de Imigração.

Para participar

Segundo as regras determinadas pela universidade, para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Para candidatos imigrantes ou refugiados que tenham cursado o nível em outro país, dispensa-se essa exigência. A UFBA também oferecerá, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 4.492 oportunidades para graduação. As inscrições do Sisu começam em 22 de janeiro.
Para mais informações, acesse o site da instituição.