Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Sesi abre inscrições para matrículas no ensino médio de 2019

Serão aceitas apenas inscrições de trabalhadores da indústria. As vagas remanescentes serão abertas à comunidade em geral em 30 de outubro, para inscrições no período de 31 de outubro a 9 de novembro

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com inscrições abertas até 29 de outubro para o ensino médio do ano letivo 2019. Ao todo, são ofertadas 214 vagas para pessoas de baixa renda. Serão aceitas apenas inscrições de trabalhadores da indústria, que têm prioridade. As vagas remanescentes serão abertas à comunidade em geral em 30 de outubro, para inscrições no período de 31 de outubro a 9 de novembro. Confira o edital no link.
As inscrições são por ordem de atendimento, exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No caso do novo ensino médio, o curso de formação profissional de interesse deverá ser informado ao SAC e não poderá ser trocado depois. Após a ligação, o responsável legal do estudante terá o prazo de dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente na escola, apresentando os documentos: ficha de inscrição preenchida (disponível na secretaria escolar), cópia da carteira de trabalho, cópia da Guia da Previdência Social (GPS) e boletins de notas do ano letivo 2018, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno está matriculado.

Há vagas para ingresso no 1; ano do ensino médio nas três escolas do Sesi-DF: Gama, Sobradinho e Taguatinga. Para o 2; e 3; ano, as vagas na modalidade de gratuidade regulamentar são apenas na escola de Sobradinho. Os alunos do 1; ano do Sesi aprofundarão os estudos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), também de forma gratuita. Em Taguatinga, a formação profissional é no curso de técnico em redes de computadores. Em Sobradinho, técnico em eletrotécnica. No Gama, são duas opções: técnico em eletrotécnica e matemática e suas tecnologias.
No ato da confirmação da inscrição, o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal do Distrito Federal (GDF).

O Sesi-DF fornecerá aos estudantes da modalidade de gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos e do uniforme (duas camisetas, uma calça, uma bermuda e um casaco). A confirmação da inscrição ocorrerá no ato da entrega da documentação na escola do Sesi de interesse e a lista completa dos beneficiados será publicada no site e nos murais das escolas em 19 de novembro.

A matrícula dos alunos contemplados na modalidade de gratuidade regulamentar deverá ser feita de 20 a 29 de novembro, das 7h30 às 18 horas, na secretaria escolar.

Renovação de matrículas

Os alunos contemplados com a gratuidade do Sesi-DF em anos anteriores poderão renovar a matrícula normalmente, com os mesmos benefícios. Não será preciso se inscrever novamente.

Novo Ensino Médio

O novo ensino médio, seguindo as novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), terá duração de três anos e será ofertado a novos alunos com a idade máxima de 16 anos (no ato da matrícula), para ingresso na 1; série. Traz a integração do Ensino Técnico com as disciplinas regulares divididas por área de conhecimento, em apenas um turno.

Os planos de ensino serão estruturados em quatro áreas de conhecimento: matemática e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Além desses quatro itinerários básicos, os alunos vão passar pelo quinto itinerário, chamado de formativo para profissionalização, que, no Sesi-DF, será em parceria com o Senai-DF.