Ana Paula Lisboa
postado em 07/10/2018 15:44
Amarelo, azul, vermelho e verde são os tons que marcam o Caminito, rua-museu turística na capital argentina, Buenos Aires, cujo nome é inspirado num tango homônimo. Ao longo de 150 metros, as casas, com paredes feitas de madeira ou chapas metálicas, se destacam por causa das cores vivas. Há cerca de 10 meses, Brasília ganhou uma réplica do cartão-postal argentino em forma de restaurante, especializado em carne bovina, como bife ancho e chorizo. Localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), o Caminito Parrilla foi idealizado por quatro amigos de infância: Vinícius Telles, 31 anos, Rafael Lago, 32, Renato Muniz, 33, e Tiago Muniz, 32. Renato e Tiago, que são irmãos, já eram sócios de Rafael em outro negócio, o Nazo Sushibar, aberto há seis anos, e buscavam um novo projeto para ocupar o espaço ao lado. ;Eu vi esse ponto, que é perto do Sudoeste e bem grande, e pensei que seria uma boa opção alugar para manter sempre dois restaurantes. Então alugamos. Aqui, já tivemos um estabelecimento de comida saudável e uma pizzaria, que acabaram fechando;, conta Renato, que é bacharel em direito e pós-graduado em gestão empresarial.
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O trio estava à procura de uma ideia para reativar o local quando se uniu a Vinícius, bacharel em direito e servidor da Câmara dos Deputados. Ele dava aulas preparatórias para concursos, investia em gado e estava decidido a abrir uma empresa, só não sabia em que área. ;Eu estava procurando algo, tinha pensado em uma cafeteria ou casa de carnes. Depois, de vir jantar no Nazo, conversando, soube que meus amigos também queriam empreender, mas estavam se recuperando financeiramente após terem fechado dois negócios;, relembra. Tiago, administrador e pós-graduado em gestão empresarial, já tinha uma ideia: depois de visitar Buenos Aires, voltou ao Brasil com a vontade de reproduzir o Caminito. ;Quando eu fui para lá com a minha namorada, em 2013, passei a tarde inteira tomando cerveja, comendo carne e curtindo show de tango naquela ruazinha. A gente se encantou. E um restaurante fica muito mais fácil de vender quando tem uma identidade;, afirma Tiago. Ele acredita que os dois outros negócios podem ter fechado por falta de um conceito que os norteasse.
Assim, os quatro amigos decidiram levar o projeto adiante tendo como norte a cultura argentina. ;A gente abriu mantendo a identidade de uma casa de carne seguindo essa linha. Até música ,só toca latina;, observa Vinícius. ;É para que a pessoa venha aqui ter uma experiência argentina que remeta a Buenos Aires mesmo;, completa Renato. Para colocar a ideia em prática, os sócios foram ao Caminito original, em setembro de 2017, mediram milimetricamente o ponto turístico e contrataram um arquiteto para fazer uma reprodução fiel. ;Fomos com a trena e voltamos preparados para fazer tudo igual, até a porta.; Todos os itens de decoração foram comprados na Feira de San Telmo em Buenos Aires. ;Vários itens de mobiliário também foram de demolição e aproveitados dos restaurantes que tivemos antes;, explica. O investimento para começar a funcionar foi de cerca de R$ 800 mil. A casa foi aberta com 80 lugares e 21 funcionários. Hoje, tanto a capacidade de atendimento quanto a equipe dobraram: o restaurante tem 170 cadeiras e 42 empregados.
O medo de investir alto num momento de crise existiu. Foi por isso que os sócios preferiram crescer aos poucos. ;Fomos aumentando o número de lugares gradualmente, para 100, depois 120, 140, até a gente chegar a 170 lugares construindo uma varanda;, diz Vinícius. O trabalho cuidadoso e o investimento, porém, compensaram desde o começo. ;Foi incrível, temos lucro desde o primeiro mês;, revela Rafael, que é bacharel em direito. Os rendimentos ainda não pagaram o investimento inicial, mas têm sido bastante positivos. O volume de vendas bruto fica em torno de R$ 500 mil por mês. Mensalmente, o restaurante atende 5 mil clientes. Em janeiro, o negócio se desclassificará do sistema Simples Nacional, tornando-se uma média empresa. Para os empresários, além do retorno financeiro, são recompensadores os elogios de clientes, a satisfação de ver o negócio dar certo, a possibilidade de expandir e a responsabilidade de ser fonte de sustento de 42 famílias.
Parceria equilibrada
Para que a sociedade em quatro partes funcione bem, os empreendedores dividem tarefas, e pelo menos um deles está no restaurante presencialmente em todos os turnos. Tiago cuida da gestão financeira e do marketing; Renato trabalha com manutenção, compras e estoque; Vinícius é responsável pela parte operacional, de verificação da qualidade do serviço, de eventos e promoção; e Rafael é o gestor de RH. Na hora de tomar decisões, é natural que existam divergências, e os sócios resolvem as discordâncias mais sérias por meio do voto. A fonte de inspiração de Tiago e Renato quando o assunto é empreendedorismo é o pai deles, Nilcimar Alvares Muniz, dono de uma empresa de ar-condicionado há 46 anos, na qual os dois irmãos ainda trabalham.
Saiba mais
caminitoparrilla.com.br / SIG, Quadra 8, Lote 2375 (ao lado do Primeiro Bar e do Nazo Sushibar) / 3028-1090