As remunerações variam de R$ 1.258 a R$ 4.941 para jornadas de 40 e 44 horas semanais, respectivamente. As provas serão aplicadas em 26 de agosto e 2 de setembro, com três horas de duração cada uma. No exame de múltipla-escolha, as disciplinas que caem para todas as carreiras são: língua portuguesa / interpretação de textos, conhecimentos específicos de acordo com a função e conhecimentos sobre o Sesc/DF. Para alguns cargos, ainda há a cobrança de questões de raciocínio lógico, informática e matemática básica. Todos os candidatos farão uma entrevista e/ou dinâmica em grupo. Para algumas carreiras, haverá ainda teste de aptidão física e/ou análise curricular. O estudante do 7; semestre de artes visuais da Universidade de Brasília (UnB) João Victor Silva Araujo, 21 anos, está concorrendo ao cargo superior de artes cênicas.
;Eu faço estágio na universidade na minha área, mas não posso contar com ele por muito tempo. E preciso de uma renda e um emprego mais estável e confiável;, conta. João se dedica aos estudos cerca de uma hora por dia. ;Estudo o conteúdo a partir dos editais e da internet. Passo o tempo lendo, resolvendo questões e assistindo a videoaulas. O importante é ter lugar e horários separados para focar os assuntos, evitando distrações;, relata. O morador da Ceilândia foi influenciado pela mãe a se inscrever na seleção. ;Ela estuda comigo e fará a prova também;, afirma. Os conhecimentos sobre a instituição serão um desafio. ;A parte difícil é o regimento interno do Sesc;, diz. Candidatos que se inscreveram para o cargo superior em artes cênicas, como João, precisam ter licenciatura ou bacharelado em artes visuais, artes plásticas, artes cênicas, cinema e/ou música; e/ou pós-graduação em gestão cultural ou produção musical.
[SAIBAMAIS]A dica de Junior Ribeiro, ator, diretor e professor de artes, é priorizar alguns assuntos durante os estudos. ;Os interessados devem saber da origem do teatro até o teatro contemporâneo. Como a prova é para o Sesc de Brasília, é possível que perguntem sobre o cenário cênico local;, diz ele, integrante da Cia. Fábrica de Teatro. Outra recomendação é prestar atenção para não cair em peguinhas. ;Eu os chamo de ;cascas de banana;. Para evitá-los, é necessário ficar de olho em termos como todos, nenhum, só, apenas, sempre, nunca... ;Apenas o item 6 está correto;, ;Jamais ocorrerá determinado fenômeno; são alguns exemplos;, cita. ;Quando essas palavras aparecem, não é um fator determinante para que o item esteja errado. Mas, ao ler a questão e identificar as ;cascas de bananas;, é possível ter outra visão sobre o item;, afirma Junior, formado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.
Interpretação é chave
A língua portuguesa é um dos desafios da prova. A boa notícia, de acordo com o professor Décio Terror, do Estratégia Concursos, é que ainda dá tempo de estudar para a disciplina. ;O conteúdo programático é curto, então os candidatos têm como se exercitarem bastante;, observa. O docente dá dicas de como evitar problemas na hora da prova. ;Uma boa interpretação se baseia pelo menos em duas leituras da produção textual;, afirma. ;A primeira é feita para entender a ideia central e de maneira geral o percurso argumentativo do autor. A segunda é sempre importante tendo em vista que o leitor passa a ;pescar; as palavras-chave das justificativas e faz uma análise profunda sobre o ponto de vista do escritor da obra;, ensina.
Para se dar bem em interpretação, é importante praticar. ;Faça pelo menos duas provas por dia até a data da seleção. Isso mesmo! Isso vai trazer mais tranquilidade, pois a banca sempre repete a forma de cobrança;, aconselha Décio. Alguns temas devem ser priorizados em português: concordância verbal e nominal, pontuação (com adjuntos adverbiais e orações adjetivas explicativas), acentuação e sentido de palavras. Segundo o professor de informática do IMP Concursos Jorge Fernando, a dificuldade da matéria é a compreensão e o entendimento dos enunciados.
;Hoje, as provas perguntam de tudo de várias maneiras e querem que os candidatos resolvam os problemas abordados em forma de contexto. Você precisa virar um resolvedor de contratempos! O exame quer explorar o que o candidato sabe e o que ele vai fazer com a informação dada;, afirma. A solução é fazer exercícios! ;Para ver quais palavras são usadas, entender os conceitos e aplicá-los;, explica. Os tópicos mais importantes são: Internet e Intranet, segurança da informação (noções de pragas virtuais, worms e vírus; aplicativos de segurança); pacote Microsoft Office 2016 (Power Point, Word, Excel) e programas de navegação (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox).
O que diz o edital
Seleção do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc/DF)
Inscrições: até amanhã (13) em bit.ly/sescdf2018
Taxas: R$ 28 (motorista, cozinheiro, auxiliar técnico administrativo e auxiliar de serviço gerais) e R$ 48 (biblioteca, controladoria, artes cênicas - cultura)
Salários: entre R$ 1.258 e R$ 4.941
Vagas: sete efetivas e cadastro de reserva
Provas objetivas: 26 de agosto (para todos os cargos; exceto o de auxiliar técnico administrativo) e 2 de setembro (somente para auxiliar técnico administrativo)
Local: Brasília
Passe bem / Português
Assinale a alternativa que contenha palavras do texto acentuadas, corretamente, pelo mesmo motivo.
a) ;histórias; e ;prêmio;.
b) ;pública; e ;experiência;.
c) ;já; e ;visível;.
d) ;invisíveis; e ;Belém;.
e) ;situação; e ;educação;.
Comentário:
A alternativa (A) é a correta, pois ;histórias; e ;prêmio; são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo oral. A alternativa (B) está errada, pois ;pública; é proparoxítona e ;experiência; é paroxítona terminada em ditongo oral. A alternativa (C) está errada, pois ;já; é monossílabo tônico terminado em ;a; e ;visível; é paroxítona terminada em ;l;. A alternativa (D) está errada, pois ;invisíveis; é paroxítona terminada em ditongo oral e ;Belém; é oxítona terminada em ;em;. A alternativa (E) está errada, pois ;situação; e ;educação; são oxítonas e não são acentuadas. Elas apenas recebem o sinal de nasalização, que é o til.
Questão retirada do concurso do Conselho Regional de Biblioteconomia 8; Região, aplicado em 2017 pelo Instituto Quadrix, comentada pelo professor Décio Terror
Gabarito: A
Conteúdos x Cargos
Ensino fundamental incompleto
Cozinheiro: língua portuguesa / interpretação de texto, matemática básica, conhecimento sobre o Sesc e conhecimento específico
Auxiliar de serviços gerais: língua portuguesa / interpretação de texto, conhecimento sobre o Sesc e conhecimento específico
Ensino fundamental completo
Auxiliar técnico/administrativo: língua portuguesa / interpretação de texto, raciocínio lógico, conhecimento de informática, conhecimento sobre o Sesc e conhecimento específico
Motorista: língua portuguesa / interpretação de texto, raciocínio lógico, conhecimento sobre o Sesc e conhecimento específico
Ensino superior
Artes cênicas (cultura): língua portuguesa / interpretação de texto raciocínio lógico, conhecimentos de informática, conhecimento sobre o Sesc e conhecimento específico
Biblioteca: língua portuguesa / interpretação de texto, raciocínio lógico, conhecimentos de informática, conhecimento sobre o Sesc e conhecimento específico
Controladoria: língua portuguesa / interpretação de texto, raciocínio lógico, conhecimentos de informática, conhecimento sobre o Sesc e conhecimento específico
* Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa