As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) foi prorrogado por dois dias: das 10h desta quinta(12) às 23h59 de sexta-feira, 13. O Exame é direcionado a brasileiros que não vivem no Brasil e não puderam concluir os estudos na idade apropriada.
Para se inscrever é preciso acessar o site do Encceja. Para aqueles que cumprem penas privativas de liberdade, as inscrições devem ser feitas pelos responsáveis nos Consulados-Gerais. Os sistemas de inscrição também podem ser acessados pelo Portal do Inep.
Assim como no Encceja Nacional, haverá provas para o ensino fundamental, para maiores de 15 anos na data de realização da prova e, para o ensino médio, para maiores de 18 anos. Os resultados podem ser utilizados para emissão da declaração parcial de proficiência e do certificado de conclusão de ensino.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não emite a certificação. No caso do Encceja Exterior, a certificação será responsabilidade do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. O Encceja Exterior é aplicado pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e (MRE) e suas respectivas representações diplomáticas nos locais de aplicação.
Participantes que necessitam de atendimento especializado e/ou específico devem informar, no ato da inscrição, a condição que motiva a solicitação. É necessário ter documentos comprobatórios dessa condição, que poderão ser cobrados a qualquer momento. O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, dislexia, deficiência física e visão monocular. Os recursos de acessibilidade necessários também só podem ser solicitados na inscrição. Serão garantidos prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. O atendimento específico é uma opção para gestantes, lactantes e idosos.
O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. No ensino fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. No ensino médio as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
O Inep disponibiliza materiais de estudo gratuitos, como apostilas para participantes e professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das provas do ano passado. Os consulados também oferecem cursos preparatórios. Informações sobre esses cursos devem ser obtidas diretamente com o consulado.