Mais de 13 mil estudantes enfrentaram, neste domingo (3), o último dia de provas do vestibular de 2018 da Universidade de Brasília (UnB), que registrou abstenção de 9,06% no sábado (2) e de 9,72 % no domingo (3). As taxas foram consideradas normais pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
No primeiro dia, os candidatos resolveram questões de língua estrangeira, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, geografia, história, artes (cênicas, visuais e música), filosofia e sociologia. Foi preciso escrever também uma redação em língua portuguesa a partir do tema ;A pressa nossa de cada dia: O tempo na contemporaneidade;. Já no segundo dia, foi a vez das questões de biologia, física, química e matemática serem respondidas. O exame contou com cinco horas de duração em cada dia.
No sábado, houve muitas referências audiovisuais nos textos e nas questões ,abordando as séries Black Mirror e La Casa de Papel e os filmes Pantera Negra, As sufragistas, Viva ; A vida é uma festa e Coco antes de Chanel. No segundo dia, o cinema voltou a mostrar as caras: os filmes Jurassic Park e A forma da água foram usados para apresentar itens de biologia. Com mais facilidade para disciplinas da área de exatas, o candidato Allan José Ferreira, 18, considerou física e matemática como as partes mais fáceis da prova.
"Em matemática caíram, basicamente, triângulos. O cálculo das áreas e perímetros deles." A maior dificuldade do jovem, que deseja ingressar no curso de física foram as disciplinas de química e biologia. "Os itens mais difíceis envolveram botânica e genética. Química teve muita coisa sobre compostos. Achei mais complicado porque eu não lembrava", justifica.
Disputando uma das vagas do curso de medicina, Thais Ribeiro, 18 anos, avalia prós e contras do exame. Para ela, a prova foi "mais justa" que a de anos anteriores. Ela explica que, na maioria das vezes, o Cebraspe foca em um tema ou disciplina e desenvolve a maior parte das questões em torno dele. Apesar disso, a vestibulanda não viu com bons olhos a escolha das obras artísticas de referência. "Nesta edição, teve um pouquinho de tudo. Mas notei que, como costumam se basear em obras cobradas no PAS (Programa de Avaliação Seriada), a seleção foi mais aleatória desta vez. Não entendi a escolha delas", comenta.
Pai da vestibulanda Christiane Nazareth, o engenheiro Paulo Henrique Nazareth, 50 anos, esteve na UnB para acompanhar a filha durante o vestibular. Ele conta que a jovem, de 18 anos, se dedica aos estudos para a seleção desde o ensino médio. "Vejo o vestibular como uma olimpíada. Assim como os atletas se preparam durante anos, a mesma coisa acontece com quem faz a prova. Falei para a minha filha ter calma e tranquilidade, porque ela se preparou muito bem."
O Cebraspe aplicou provas em 19 locais no Distrito Federal (DF) e em Goiás (GO) e em Minas Gerais (MG). Mais de 1.800 colaboradores do centro (entre fiscais, chefes de sala, coordenadores, inspetores de segurança) trabalharam durante o fim de semana. Para ingresso no segundo semestre de 2018, a UnB oferece 2.105 vagas, distribuídas entre 98 graduações nos câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.
Calendário
Os candidatos devem ficar atentos para as próximas datas do cronograma da seleção. Na quarta-feira (6) a partir das 19h, serão divulgados os gabaritos oficiais preliminares. Por enquanto, você pode conferir o gabarito extraoficial no site do Eu, Estudante (dia 1 e dia 2) . Os dois dias subsequentes são para interposição de recurso, por meio de sistema na página oficial do vestibular. Em 22 de junho, os candidatos terão acesso ao resultado provisório dos itens tipo D e da prova de redação. A primeira chamada do vestibular de 2018 está prevista para ser divulgada em 10 de julho.
Concorrência
No câmpus Darcy Ribeiro, o curso com maior concorrência é medicina, com 179 candidatos por vaga. Em segundo lugar está o curso de direito, com 30,53 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, vem psicologia, com demanda de 27,56 candidatos por vaga. Nos demais câmpus da UnB, as maiores concorrências são nas graduações em fisioterapia (7,76) em Ceilândia, e gestão ambiental (1,30) em Planaltina. No câmpus Gama, a concorrência para o curso de engenharias é de 2,93 candidatos por vaga.
Ausência
Taxas de abstenção no vestibular da UnB neste ano e no anterior
2018
1; dia - 9,06%
2; dia - 9,72%
2017
1; dia - 8,3%
2; dia - 9,42%