O primeiro dia de provas do vestibular de 2018 da Universidade de Brasília (UnB) ocorreu, com tranquilidade, na tarde deste sábado, com taxa de abstenção de 9,06% (o que corresponde a 1.373 faltosos), considerada normal pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Nesta edição, 15.075 estudantes se inscreveram. Ao todo, 527 estudantes se inscreveram como treineiros, ou seja, são pessoas que ainda não terminaram o ensino médio e fazem o vestibular como teste. Mesmo que obtenham nota para passar em algum curso, não terão o desempenho no exame considerado.
A maratona de provas ocorreu, a partir das 13h, em Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG), quando os inscritos responderam a 150 questões de linguagens e ciências humanas e fizeram uma redação. O teste continua neste domingo (3), no mesmo horário, com a aplicação dos exames de matemática, química, física e biologia.
Ana Carolina Gondim, 16 anos, candidata ao curso de serviço social, revelou que, nos últimos meses, intensificou a preparação do vestibular. A jovem gastou apenas duas horas para resolver a prova. ;Como muita coisa remetia a textos específicos da prova e uma questão errada anula uma certa, foquei em fazer uma boa redação e ignorei as perguntas que não eram meu forte;, comentou.
Estudante do terceiro semestre de medicina veterinária, Paula Caroline de Carvalho, 20, decidiu mudar para o curso de medicina. Para ela, apesar de amplo, o exame ocorreu de acordo com o que esperava. Por isso, ela está confiante em relação ao resultado. ;Achei a prova tranquila. Abrangeram vários tipos de assunto. Não teve nenhuma polêmica. Acabei respondendo todas as questões. Acho que é melhor arriscar do que deixar algo em branco;, ponderou.
Apoio familiar
Alguns pais e mães de candidatos aguardaram na entrada até o momento do fechamento dos portões. O engenheiro civil Charles Gouveia, 39, conta que recomendou ao filho que mantivesse a calma. "Falei para ele que os primeiros cinco minutos são de muita adrenalina. Recomendei que lesse a redação e deixasse as questões mais difíceis por último e fizesse as menores primeiro;, disse.Os conselhos da servidora pública Rivânia Maria Mendes, 51, à filha de 17 anos que tenta passar para o curso de medicina também foram na tentativa de tranquilizar a adolescente. ;Orientei que, ontem, ela não estudasse. Ela só foi para a escola, de manhã, e, à tarde, ela passeou para descontrair. Comentei que ela só tem o compromisso de vir fazer a prova, mas não tem obrigação de passar. O mundo exige muito das pessoas. A escola cobra muito e ela também cobra muito de si. Acho que a família deve dar suporte e amparo, não cobrar;, defende.
Contratempos
No Bloco de Salas de Aulas Sul (BSAS) da UnB, os portões foram fechados às 13h10. Devido a problemas de última hora, alguns candidatos perderam a prova. Foi o caso de Isabella Gonçalves, 21. Estudante do curso de licenciatura em biologia de uma universidade particular, ela prestaria o vestibular para cursar bacharelado na área. No entanto, por não ter conferido o local de prova no site do Cebraspe, a jovem acabou confundindo o local de provas. ;Eu achava que a minha prova seria aqui. Fui para outro pavilhão e, quando voltei, já eram mais de 13h. Foi quando descobri que minha prova não era no câmpus da UnB;, lamentou a jovem, que faria prova em uma faculdade da Asa Sul.A vestibulanda Marina Fangel, 17, passou por situação parecida. A jovem veio de Indaiatuba (SP) para fazer a prova como treineira. Apesar de chegar no horário, ela não pôde entrar em sala por ter deixado o documento de identidade na casa dos tios, em Águas Claras, onde fica durante a estada no Distrito Federal. ;Minha tia trabalha na UnB e sempre disse que aqui era uma boa universidade. Por isso decidi conhecer a prova. É frustrante, mas amanhã vou tentar vir;, diz.
As oportunidades
No total, a UnB oferece 2.105 vagas em 98 graduações nos câmpus Darcy Ribeiro (Asa Norte), Gama, Planaltina e Ceilândia. A concorrência média é de 7,16 inscritos por vaga. O curso com maior demanda é medicina, com 179 candidatos por oportunidade oferecida. Em seguida, estão direito - diurno (30,53); psicologia (27,56); odontologia (21,20); medicina veterinária (20,30); direito - noturno (16,63); relações internacionais (16,44); design - programação visual / projeto do produto (16,18); nutrição (13,75); ciências biológicas - bacharelado (13,65); e comunicação social ; audiovisual/publicidade e propaganda (13).No extremo oposto, as graduações com menor procura são gestão do agronegócio - câmpus Planaltina (0,56 candidato por vaga); ciências naturais - diurno (0,75); gestão do agronegócio - câmpus Darcy Ribeiro (0,85); língua espanhola e literatura espanhola e hispano-americana (licenciatura) (0,87); e ciências naturais - noturno (0,90).
Manual do segundo dia do vestibular
Provas de biologia, física, química e matemática do vestibular: 150 questões- Locais de prova: estão espalhados pelo Distrito Federal, por Goiás e Minas Gerais. É possível conferir o local no site por meio de consulta individual
- Horário: as provas começam às 13h, mas os candidatos devem comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência. Os testes duram cinco horas, e só é possível sair após uma hora após o início. Para levar o caderno de questões, só saindo nos 15 minutos finais
- O que levar: documento original de identidade; comprovante de inscrição ou comprovante do pagamento da taxa; e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
- Deixe em casa: aparelhos eletrônicos, relógio de qualquer modelo, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira, marca-texto, boné ou gorro. Se levar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico, por exemplo, o candidato deverá guardar o aparelho desligado em uma embalagem fornecida pelo Cebraspe
- Lembrete: o candidato que deseja levar para casa o caderno de provas, só poderá se retirar da sala nos últimos quinze minutos finais do tempo destinado à realização das provas. Durante a avaliação, não será permitida a utilização de livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta a não ser que seja fornecido pela UnB.
- Lanche: alimentos e líquidos (como água e suco) devem estar embalados em material transparente. Se você deseja levar, por exemplo, uma barrinha de cereal, a dica é tirá-la da embalagem original e armazená-la em papel filme, saco plástico ou vasilhame plástico incolor.
Calendário
Fique de olho em datas importantes do vestibular:
- Divulgação dos gabaritos preliminares: a partir das 19h de quarta-feira (6)
- Divulgação dos gabaritos oficiais: a partir das 19h de 23 de junho
- Liberação do resultado provisório da redação: a partir das 19h de 22 de junho
- Liberação da consulta individual de desempenho: 3 de julho
- Resultado da primeira chamada: a partir das 17h de 10 de julho
- Matrícula dos aprovados: 11 e 12 de julho