Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Em primeiro dia, sistema de isenção do Enem tem 132 mil solicitações

Os números são referentes até as 19h30 desta segunda-feira (2)

O sistema de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 125.766 mil requerimentos recebidos até as 19h30 desta segunda-feira (2) e 6.781 justificativas de ausência na edição de 2017 foram apresentadas. O candidatos tem até as 23h59 de 11 de abril para fazer o pedido de isenção.
Os estudantes devem acessar a página do Enem 2018 para fazer o pedido de isenção e justificar ausência, que é obrigatória para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018.
O resultado da isenção será em 23 de abril. Caso o pedido seja negado, a partir desse mesmo dia e até 29 de abril, o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos. A relação de documentos aceitos no caso de recursos está listada no Site Enem 2018, na opção ;solicite a isenção; e no Portal do Inep.
[SAIBAMAIS]
O resultado do recurso será em 5 de maio, véspera do início das inscrições. Se o recurso for negado, o interessado em fazer o Enem 2018 ainda terá a opção de fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 82. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, também deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.

Para saber mais, acesse os documentos

1- Tutorial de solicitação de isenção.
2- Tutorial da justificativa de ausência.
3- Relação dos documentos aceitos para justificativas.