Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Prorrogadas as inscrições para mestrado em sociologia

As inscrições para o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) foram adiadas até esta sexta-feira (9). O curso será gratuito e presencial, em nível de pós-graduação stricto sensu, tendo reconhecimento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. O programa será realizado pela primeira vez nacionalmente. Antes, o mestrado era ofertado somente pela Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco). O Profsocio é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e disponibilizado em nove instituições de educação superior públicas do país. Os candidatos interessados poderão se registrar em uma delas.

Confira quais são:

1) Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife (PE);
2) Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina (PR);
3) Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral (CE);
4) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Marília (SP);
5) Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande (SP) e em Sumé (PB);
6) Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE);
7) Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR);
8) Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).

Quero fazer o mestrado. E agora?

Para se registrar, é preciso efetuar pagamento de taxa no valor de R$ 60. As aulas estão previstas para iniciarem em março. As instituições terão um calendário particular e disponibilizarão um edital destinado para matrícula. O período do curso será de 24 meses. O processo de seleção será por meio de uma prova de conhecimentos e de defesa da carta de intenções.

Na oferta das vagas, o Sistema Universidade Aberta Brasil (UAB) verificará o título de mestre em sociologia. O objetivo do programa é possibilitar a formação continuada para professores que atuam ou querem atuar na educação básica. As cinco linhas de pesquisa são: educação, escola e sociedade, juventude e questões contemporâneas, e práticas de ensino e conteúdos curriculares.
Para saber mais, acesse o site do MEC (Ministério da Educação)