Estudantes espalhados pelo país disputam 239.716 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades e institutos federais, estaduais e distrital ; caso da Escs (Escola Superior de Ciências da Saúde). Durante o prazo de inscrições, o candidato escolhe até duas opções de curso, por ordem preferência. Também é possível conferir a nota de corte parcial de cada uma a cada dia e mudar de opção quantas vezes quiser, até o último dia. As escolhas de curso e instituição feitas por último é que valerão.
Cálculo da nota
Fernando Ceresa, 18 anos, terminou o ensino médio no Colégio Marista João Paulo II no ano passado e sonha com uma vaga no concorrido curso de medicina. A Escs, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão na mira do candidato. Cada instituição atribui um peso a cada matéria cobrada no Enem. No caso da UnB, matemática e ciências da natureza têm pontuação mais alta (peso 4). Já na Escs, as matérias com mais peso são redação (4), linguagens (4) e ciências humanas (3). Já a UFSCar prioriza ciências da natureza e linguagens (2). Por isso, o resultado ainda é uma incógnita para Fernando. "Estou com boa expectativa e tenho esperanças de passar, principalmente na Escs", diz.
Quando sai a lista de aprovados?
O resultado da chamada regular está previsto para a próxima segunda-feira (29) e o período de matrícula começa no dia seguinte (30) e vai até 1; de fevereiro. Para participar da lista de espera, é necessário que o candidato manifeste interesse entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa