Já está disponível na página do Programa Universidade para Todos (ProUni), edição 2017, a lista dos pré-selecionados, como primeira chamada. Até 19 de junho, os contemplados devem comparecer à instituição de ensino superior ofertante do curso solicitado para comprovar as informações fornecidas.
Para dar mais uma chance ao estudante que estiver solicitando a bolsa (integral ou parcial), haverá uma segunda chamada em 26 de junho. Nesse dia, serão divulgadas novas orientações sobre o prazo ; que termina em 30 deste mês ; e a relação dos documentos necessários que comprovem as declarações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
No processo de averiguação das informações recebidas, a instituição poderá estabelecer um processo seletivo próprio, solicitando ao estudante, sem cobrança de taxas, outros documentos que julgar necessários. Nesse caso, será formalmente explicado ao candidato o motivo do pedido, em até 24 horas a partir da divulgação dos resultados das chamadas.
Conforme disposto em orientações da página do ProUni, no Portal do MEC, a natureza e os critérios de aprovação, nessa hipótese, não podem ser mais rigorosos do que aqueles regulares aplicados. Ao final das duas chamadas, as bolsas eventualmente não preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera que manifestarem o seu interesse entre 7 e 10 de julho.
As bolsas
Ao todo, 1.076 entidades privadas do país estão oferecendo 147.492 bolsas de estudos (67.603 integrais e 79.889 parciais), por meio do ProUni, para o segundo semestre deste ano. Mais de 443 mil pessoas se candidataram até sexta-feira passada, prazo final para acessar a página do programa, sendo registradas 857.949 inscrições ; uma vez que podem ser escolhidos dois cursos entre os 27.237 disponíveis.