Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

A desenhista das sobrancelhas

Ela largou uma consolidada carreira em administração para trabalhar com micropigmentação e design dessa parte do rosto numa empresa própria. O resultado são 3 mil clientes, três unidades e o título de vencedora de um prêmio do Sebrae

[VIDEO1]

Beatriz Pereira dos Santos, 38 anos, nasceu em Formosa (GO), mora em Brasília há 20 anos e, desde pequena, percebeu que tinha talento para trabalhar com beleza. ;É a minha vocação;, percebe. Por influência da família, no entanto, ela fez faculdade de administração, posteriormente, se especializou em gestão de projetos e em gestão empresarial e seguiu carreira na área. O que não imaginava era que, anos mais tarde, isso a ajudaria a realizar o sonho de trabalhar no mercado de estética. ;Eu era gerente financeira da ONG Grupo de Trabalho Amazônico. Era um excelente emprego, com bom salário e status, mas eu estava consciente do que eu realmente queria. Ninguém da minha família era a favor de eu sair da minha área, mas o meu dom e minha vontade falaram mais alto;, conta. Não foi fácil abrir mão de tudo para começar do zero num novo ramo, mas o esforço compensou: hoje, ela é dona de uma empresa com unidades na 115 Norte, em Sobradinho e em Formosa.

;Eu queria trabalhar com beleza, mas numa área só, proporcionando um atendimento personalizado. Então escolhi o design de sobrancelha, por gostar e me identificar bastante. Minha especialidade é a micropigmentação;, lembra. O primeiro passo foi investir em capacitação na área ; hoje ela tem mais de 20 cursos, feitos no Brasil e em países como México e Estados Unidos, no currículo; sem contar ainda as formações que obteve em biossegurança. A próxima etapa foi abrir um espaço no Grande Colorado para atender clientes. Nascia, assim, há seis anos, a empresa Bia Sanper (saiba mais em www.biasanper.com.br). ;A marca é o apelido pelo qual sou conhecida e a junção dos meus dois sobrenomes;, explica. No início, ela trabalhava apenas com sobrancelhas, como microempreendedora individual. A dedicação a cada cliente e a gestão do negócio lhe renderam o título de vencedora dessa categoria no prêmio Mulher de Negócios de 2014, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

;Durante a visita, os técnicos avaliaram a higiene, o cumprimento de normas de vigilância sanitária, a organização financeira e administrativa, o atendimento, a qualificação profissional e a capacidade de permanecer no mercado;, lembra. ;A minha formação acadêmica em administração foi um diferencial que me fez dar certo. É fundamental ter uma boa gestão e saber lidar com a burocracia, que é o maior desafio do empreendedor: não basta ter um sonho sem a sabedoria para colocá-lo em prática;, diz. Há alguns anos, o negócio se tornou uma microempresa e Beatriz formou sociedade com a prima Mayara Oliveira, que ficou responsável por outros tipos de serviço na unidade de Sobradinho: limpeza de pele e depilação. Há dois anos, Dejanira Oliveira, tia de Bia, também entrou no negócio. Hoje, a organização tem três funcionárias. ;Os outros dois endereços (na Asa Norte e em Formosa) são exclusivos para meus atendimentos de sobrancelhas;, explica Beatriz.

Conquistando o público
Atualmente, não faltam clientes ; e, segundo Bia, 90% delas chegam por indicação e, em todos os anos de trabalho, nunca recebeu nenhuma reclamação ; mas, no início, foi difícil se firmar no mercado. ;Havia muita concorrência dos salões. As pessoas ainda não estavam acostumadas a ter um espaço apenas para isso.; Naquela época, o cuidado com essa parte do rosto também não estava tão na moda. ;Hoje, as sobrancelhas estão em alta: cada vez mais, as pessoas prestam atenção a esse detalhe que faz tanta diferença no rosto;, percebe. A popularização da micropigmentação também teve seus efeitos adversos. ;Tem muito profissional desqualificado. De cada 10 atendimentos que faço, cinco são de correção de trabalho malfeito;, revela Beatriz.


Cada atendimento dura cerca de duas horas. Os 30 minutos iniciais são de ;diagnóstico;, fazendo análise facial e elaborando desenho. Muito mais do que arrancar fios, a designer de sobrancelhas faz uma avaliação completa para decidir o melhor padrão para cada cliente. ;É preciso levar em conta a idade, o formato do rosto e outros aspectos;, afirma. ;Na micropigmentação, misturo as técnicas fio a fio e com ombré. Hoje, eles estão cada vez mais modernos para deixar uma aparência natural;, diz. Beatriz tem uma cartela de 3 mil clientes e se encanta com as histórias por trás dos atendimentos. ;Tem pessoas que, por alguma doença ou outra questão, perderam todos os cabelos e fios corporais. É muito recompensador poder devolver isso a elas;, relata.

Entenda a técnica
Processo que implanta pigmentos na pele, como uma tatuagem, para complementar a ausência de fios, definir ou reforçar. Pode ser usada não apenas para sobrancelhas, mas também como maquiagem definitiva nos lábios, por exemplo.