Além de interações semanais, a mentoria ; personalizada e confidencial ; é composta por um acompanhamento mensal a fim de avaliar a evolução do internauta. Para ajudar nesse processo, o site disponibiliza uma biblioteca multimídia com vídeos, e-books e outros materiais. Tudo isso por R$ 69,90 por mês, um valor acessível segundo o fundador. ;Além de ser muito mais barato do que um coach, nós temos um atendimento que evita deslocamentos e pode ser feito quando e onde a pessoa quiser;, compara. Com sede em Americana (SP), a empresa conta com 50 mentores. ;Geralmente, são profissionais da área de humanas. O importante é que gostem de lidar com pessoas;, afirma o fundador, Marcos Roberto Alves, especialista em administração financeira.
O serviço pode ser contratado por trabalhadores (visando o próprio desenvolvimento pessoal) ou empresas (para o engajamento de equipes). No último caso, o atendimento pode ser on-line ou presencial. A plataforma tem como base a filosofia de gestão, método criado por Márcio Fernandes, autor do livro Felicidade dá lucro, referência nacional em gestão de pessoas e presidente da distribuidora de energia Elektro. Assim, os internautas são estimulados a acreditar em si mesmos, praticar as dicas recebidas, buscar melhorar e compartilhar o que aprendem. ;Essa filosofia é o nosso diferencial. Temos uma licença exclusiva para usá-la;, diz Marcos.
Mudanças
A médica Fernanda Fulanetti, 28 anos, se cadastrou na rede em outubro do ano passado. ;Eu estava em uma zona de conforto: ganhando bem, mas dando muitos plantões, sacrificando minha vida pessoal. Os especialistas da Thutor me ajudaram muito, fizeram perguntas e me levaram a pensar. Eles não dão soluções, mas te estimulam a se conhecer;, conta. Agora, ela tem um novo plano: se especializar em dermatologia e, futuramente, abrir uma clínica. ;No início, achei que a interação na plataforma seria mecânica por ser on-line, mas parece que os especialistas me conhecem. O site superou muito minhas expectativas;, relata. Moradora de Indaiatuba (SP), a médica lê todos os materiais que a startup disponibiliza, principalmente os que abordam autoconhecimento.
Acesse!
Com mensalidade de R$ 69,90, o serviço está disponível no site thutor.com. No primeiro mês, o usuário
individual paga R$ 34,95.
Três perguntas para Marcos Roberto Alves
Como surgiu a ideia para a criação da plataforma?
Trabalhei por 20 anos em controladorias e nas partes de finanças e de gestão de pessoas de grandes e pequenas empresas e comecei a perceber que a grande maioria dos liderados não têm ;voz; onde trabalham. Vivem, muitas vezes, sem perspectivas de crescimento profissional, desorientados e desperdiçando talentos. Foi pensando nisso que criei a Thutor. Atualmente, podemos encontrar todo tipo de resposta na internet. Porém, de nada adianta uma grande quantidade de informações sem o entendimento adequado. A interação face a face dificilmente pode ser superada, mas, com a tecnologia ; que é um caminho sem volta ;, é possível ter escalabilidade, ou seja, levar esse serviço para o Brasil e o mundo.
Como é a interação entre usuários e monitores?
A comunicação é por meio de relatos, ou seja, a pessoa escreve como está se sentindo e o especialista dá dicas a partir daquilo. Mesmo que o contato seja pela internet, conseguimos colocar uma dose muito alta de humanização nas respostas, fazendo ;provocações; para que as pessoas se desenvolvam de acordo com aquilo que elas mesmas escreveram. É importante ressaltar que, quando é um atendimento corporativo, o processo é feito a partir dos valores da companhia que contratou o serviço. Percebo que os resultados gerados são muito importantes. Ter a oportunidade de transformar vidas, tirar as pessoas da inércia e ver elas lhe dizerem ;obrigado! Não estava vendo a vida desse ângulo; é muito gratificante e não tem dinheiro que pague.
Que dicas você pode deixar para pessoas que desejam criar plataformas on-line?
Em primeiro lugar, é preciso ter um propósito comum entre sua vida pessoal e profissional, o que significa trabalhar com o que ama. Depois, é importante ter um produto ou serviço que promova algo de bom para quem usa. Por último, recomendo que as pessoas sonhem, planejem e não tenham medo de seguir a caminhada em busca de propósitos, acreditando em seus potenciais.
*Estagiária sob a supervisão de Ana Paula Lisboa