Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Guru dos cabelos

Ela ganha a vida vendendo madeixas naturais e sintéticas e começou a trabalhar com beleza aos 14 anos. Conheça a história da dona de uma loja especializada em perucas e rabos, no Pistão Sul

Natural de Divinópolis (GO), Maria Cleonice Prado, mais conhecida como Cléo, nutre uma paixão antiga pelo mundo da beleza, no qual trabalha desde os 14 anos. A consolidação dessa trajetória é a Universo dos Cabelos (saiba mais em www.universodoscabelos.com.br ou 99986-1650), marca que, desde 2002, comercializa cabelos naturais e sintéticos para apliques fixos ou removíveis ou na forma de perucas. Os produtos são procurados por clientes carecas que desejam melhorar a aparência, por outros que têm pouco volume (seja por genética seja por causa de algum procedimento químico ou corte que deu errado) e querem complementar as madeixas, mas também por um público com boa quantidade de fios, mas que, mesmo assim, cobiça uma cabeleira mais cheia, como as de celebridades. ;O que eu mais gosto no meu trabalho é de ver alguém transformado. A empresa é o somatório da vontade de empreender e do objetivo de aumentar a autoestima das pessoas por meio da arte da beleza;, explica Cléo.


A loja, de 133 m;, fica no shopping Pátio Capital (localizado na QS 3, no Pistão Sul, entre Taguatinga e Águas Claras) e recebe uma diversidade de pessoas ; boa parte chega lá por indicação de cabeleireiros ou compradores satisfeitos. O público varia a cada semana, mas Cléo informa que tem mais de 5 mil clientes cadastrados. A goiana faz segredo sobre como é a compra dos cabelos, mas esclarece que os fios vêm da Ásia. ;O que posso dizer é que somos muito seletivos na aquisição;, garante. As madeixas chegam com texturas diferentes (lisas, cacheadas, onduladas), mas a coloração é feita pela empresária. ;Para produzir fios loiros, descolorimos. Demorei oito anos até chegar à melhor técnica: joguei muito cabelo fora, foram várias experiências, escutei bastante as clientes, que diziam o que ficava ou não legal.; E valeu a pena: ;hoje, o que ouço é que meu loiro é top e não tem igual no mercado;.

Fórmula de ouro
;O que fez e faz a Universo dos Cabelos dar certo é um somatório de tudo: meus conhecimentos acadêmicos e os que adquiri ao longo da vida, paixão e vontade de trabalhar na área, ética, equilíbrio emocional, Deus, que me sustenta nos momentos difíceis;, enumera a administradora e pós-graduada em marketing. O comprometimento é outro ingrediente essencial. ;Muitas vezes, chego cedo e saio daqui mais de meia-noite. Sou criteriosa e submeto os empregados a um treinamento rigoroso, mas estou sempre mostrando o que pode melhorar. Delego atividades, mas a responsabilidade, como empreendedora, é minha;, define. Outra característica positiva é a preocupação com o público. ;A missão da Universo dos Cabelos é criar e oferecer serviços e produtos inovadores que realizem o sonho dos clientes;, afirma.

Início
Cléo, que prefere não revelar a idade, diz que sempre foi vaidosa, o que a atraiu para esse ramo. ;Nasci com isso. Aos 8 anos, eu me lambuzava toda de creme;, recorda. Aos 14 anos, ela transformou a preocupação com a estética em profissão. ;Sempre trabalhei para mim mesma. No início, eu vendia cosméticos diferenciados, depois, passei a mexer com cabelos sintéticos de fibra, vindos do Japão. Posteriormente, com cabelo humano;, conta. Ela estava certa da vocação, mas precisou fazer os outros compreenderem aquele sonho. ;Quando você tem certeza do que gosta e quer, as pessoas acabam respeitando. No início, dois dos meus irmãos não entendiam por que eu queria ir para a área privada sendo uma excelente aluna que poderia conseguir segurança prestando um concurso público;, revela.


;Realmente, teria sido mais fácil fazer isso, mas aí eu não viveria exatamente daquilo que eu queria: uma empresa na área de que sempre gostei;, pondera. Ao longo dos anos, Cléo teve outras experiências com o empreendedorismo até montar, em 2002, a Universo dos Cabelos. O negócio começou em casa, mas com tudo regulamentado. ;O local era de difícil acesso, mas as pessoas vinham de longe, porque gostavam da qualidade do produto. Trabalhei muito o marketing de relacionamento e, a cada dia, chegavam mais clientes;, diz. Com o crescimento, a proprietária resolveu adotar um endereço comercial. Para isso, fez um planejamento estratégico definindo todos os passos e metas da companhia.


;A crise fez com que vários planos se atrasassem. Comprei a loja no Pátio Capital ainda na planta e, quando o prédio ficou pronto, ainda era muito vazio e demorou a passar a ter movimento por causa desse período de recessão. Então, aluguei outro espaço em outro lugar;, esclarece. Em dezembro do ano passado, ela mudou para o endereço atual, está contente com os primeiros resultados e prepara a abertura de um salão de beleza no mesmo espaço, ainda sem data certa para começar a funcionar. ;Não deixei o planejamento estratégico na gaveta. É um projeto de crescimento em longo prazo que faz muita diferença, porque me faz saber onde estou e para onde vou;, observa. No entanto, a recessão ainda tem seus efeitos. O número de funcionários, por exemplo, passou de oito para dois.