As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas desde terça-feira (24), mas alguns candidatos ainda não conseguiram acessar o sistema. O problema causou revolta nas redes sociais e nas linhas telefônicas da Central de Apoio do Ministério da Educação (MEC), que ficaran congestionadas pelo grande número de ligações. Após mais de 38 horas, o Sisu começou a funcionar normalmente na tarde desta quarta-feira (25), como prometido pelo MEC.
[SAIBAMAIS]A goiana, que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 na segunda aplicação, em 3 e 4 de dezembro, ficou estressada com o tempo de espera e chegou a perder a madrugada na frente do computador. ;Não parava de tentar em nenhum momento, estava bem ansiosa esperando resolverem o problema. A gente se prepara pra poder ingressar numa faculdade o ano inteiro, então é um pouco frustrante quando tem algum problema que envolve a nossa inscrição no programa! Espero que, nas próximas edições, isso não aconteça mais. O nosso sistema pode ser bem melhor;, desabafa.
Sem sucesso
O processo de ingresso no Sisu foi tranquilo para Eduardo SIlvestre, 19 anos. Ao contrário de muitos que fizeram a segunda aplicação do Enem, Eduardo se inscreveu no primeiro dia. O problema veio depois. ;Hoje entrei no Sisu para verificar a nota de corte e não consegui! Ao logar, apareceu uma mensagem dizendo que só podia acessar quem não zerou a redação. Como pode isso? Eu tirei 740 nessa parte da prova! Quando não é essa mensagem, é uma que diz que o número de inscrição ou senha estão errados;, declara.
Primeira aplicação
Candidatos que fizeram o Enem na data tradicional, em 5 e 6 de novembro de 2016, também enfrentam problemas para se inscrever. É o caso de Sarah Barbosa, 24, que fez o exame para mudar de universidade ; a gaúcha quer continuar o curso de geologia em qualquer instituição do Sudeste ;, mas foi surpreendida ao tentar ingressar no Sisu. ;Fui me inscrever ontem, às 18h, e não consegui. Tentei várias vezes e achei que eu tinha errado a senha. Daí, troquei de computador e também pedi para um amigo tentar; mas, após diversas tentativas, percebi que o erro não era meu. Então pesquisei no Google e vi que, em 2016, ocorreu o mesmo problema;, relata.
*Estagiário sob supervisão de Ana Paula Lisboa