A poucos minutos do início do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o trânsito é intenso em diversos pontos de aplicação da prova no Distrito Federal. No Centro Universitário de Brasília (UniCeub), há congestionamento e muitos candidatos estão entrando.
[SAIBAMAIS]Paula Uchoa, 25 anos, e Valdirene Soares, 38, se conheceram no caminho para o portão. Paula já cursa direito e está fazendo o Enem pela segunda vez. "Eu tenho 88% do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), mas quero conseguir uma bolsa no Prouni" explica. Valdirene, por sua vez, pretende ingressar na universidade. "Essa é a terceira vez que eu faço a prova. Quero ingressar em uma faculdade pública ou conseguir bolsa integral em uma particular. Pretendo cursar serviço social", conta.
%u200BCarolina Rezende, 17 anos, está em dúvida entre biologia, engenharia florestal e administração. A estudante teve uma boa noite de sono e saiu bem mais cedo de casa para aproveitar e revisar os resumos pela última vez. "Vou começar pelas questões que têm muito texto, vou começar a prova com muita energia e quero matar essas questões longas", afirma.
A doméstica Andréia Silva Soares há 12 anos aproveita os dias de prova do Enem, vestibular e concursos para complementar a renda. Entretanto, o Enem deste ano não deu muito lucro, conta a comerciante. "Desde o ano passado, e vendas não estão boas. Em 2014, saí daqui com a barraca vazia", relembra. "Este ano, está tudo aqui. O que mais saiu foi caneta e água", avalia. Os itens mais procurados estavam sendo vendidos por R$ 3, valor que ela declara ser semelhante em outras barracas.
Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram abertos ao meio-dia deste sábado (5/11). Ao todo, mais de 8 milhões de inscritos estão aptos a participar da avaliação em todo o Brasil. No DF, são167.819, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No entanto, devido às ocupações de escolas, mais de 8 mil não poderão fazer o exame neste fim de semana. Em todo o país, mais de 240 mil estudantes tiveram as provas reagendads para 3 e 4 de dezembro pelo mesmo motivo.
Neste primeiro dia de provas, os candidatos responderão questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os portões fecham às 13h e as provas começam a ser aplicadas às 13h30. A duração é de quatro horas e meia.