Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

É preciso interpretar a prova

Dando sequência à série de reportagens do Correio, confira dicas para as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias, realizadas no último dia do Enem

O último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio exige do candidato concentração e muita interpretação de texto. ;O aluno tem que entender o estilo de prova do Enem. Não há questão pedindo datas ou obras, é sempre o conteúdo em função da compreensão textual. Toda a prova é assim;, explica o professor de português do Sigma Eli Guimarães. No próximo domingo, serão aplicadas as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Ao lado da redação, esses módulos encerram o Enem.


A primeira prova inclui as disciplinas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e educação física. Eli Guimarães destaca, entre os conteúdos a serem revisados em língua portuguesa, funções da linguagem, coesão e coerência. Em literatura, para ele, vale a pena dar uma pincelada em modernismo brasileiro (veja quadro).
Já o professor de educação física do Marista João Paulo II Emerson Santos ressalta a importância de garantir pontos em disciplinas menos abordadas na prova. ;Não se pode ignorar nenhum conteúdo. Mesmo que só tenha três ou cinco questões de uma matéria, vale a pena revisar. No final, elas podem fazer a diferença;, alerta. Por ser uma disciplina mais prática, o professor acredita que na prova podem cair questões sobre os benefícios do esporte para a saúde e os Jogos Olímpicos no Brasil.


A prova de inglês conta com apenas cinco questões e a principal dica do professor de língua estrangeira Régis Matsumoto, do Dínatos COC, é que os alunos deem uma olhada no exame anterior. ;A prova pede mais interpretação de texto. Não cai diretamente questões gramaticais. Geralmente, eles pegam um texto da atualidade;, afirma. A avaliação de artes também tem poucas questões, mas merece atenção dos candidatos. O conteúdo a ser revisado são as vanguardas. ;É bom que o aluno dê um repasse completo em vanguarda europeia e brasileira;, acredita o professor de artes do Marista João Paulo II Fernando Gonzales.


A disciplina mais temida da grande maioria dos candidatos é matemática. Como costuma ser a mais trabalhosa, o professor do Leonardo da Vinci Genildo Marinho dá uma dica para otimizar o tempo. ;Não percam mais de três minutos tentando resolver uma questão. Se não conseguir, é melhor passar para a próxima;, diz. Sobre o conteúdo a ser revisado, ele destaca números proporcionas, funções de 1; e 2; graus, análise combinatória, porcentagem e estatística. Como o Enem aborda conteúdo de todo o ensino médio, ele reforça que os alunos devem olhar com mais atenção as matérias do 1; e 2; anos, que não estão tão vivas na memória.

Estratégia
O estudante João Luiz Lapa está cursando o 3; ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio da Asa Norte ; Cean. No ano passado, fez a prova para entender o método de avaliação do Enem. ;Não achei a prova tão difícil, mas achei muito cansativa;, relembra. Ele quer cursar Serviço Social na Universidade de Brasília (UnB) e teme que matemática possa dificultar a aprovação. Apesar de vir de uma família de matemáticos, o jovem alega que sempre teve problemas com a disciplina.
Além de estudar em casa, ele participou do curso oferecido pela Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, o Mais Enem. Apesar de ter se esforçado para assimilar o conteúdo, João Luiz analisa que o resultado não foi tão satisfatório na área de exatas. Para garantir uma boa pontuação na prova, ele criou uma técnica: reforçar o conteúdo de humanas, área que tem mais facilidade. ;Quero me garantir nessas questões e também na redação, que tem um peso muito importante na prova e para o curso que eu quero;, justifica.

Conteúdo

Veja o que deve ser revisado para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Artes
; Arte no Brasil
; Arte rupestre
; Barroco
; Modernismo brasileiro
; Arte contemporânea brasileira

Educação Física
; Saúde e qualidade de vida
; Legado das Olimpíadas e Paralímpiadas

Literatura
; Modernismo brasileiro ; visão panorâmica, desde arte moderna até literatura mais contemporânea. Por exemplo: Manoel de Barros, Hilda Hilst e Raquel de Queiróz
; Realismo
; Concretismo

Português
; Funções da linguagem
; Coesão e coerência
; Tipos e gêneros textuais ; inclui gêneros digitais e hipertexto

Inglês
; Olhar questões anteriores do Enem
; Interpretação de texto

Matemática
; Números proporcionais
; Porcentagem
; Funções de 1; e 2; graus
; Geometria plana e espacial
; Análise combinatória
; Estatística

Leia amanhã

Dicas para escrever uma boa redação