Atrás das lentes de uma câmera ; de celular, digital ou profissional ;, eles falam de diferentes interesses, mostram um pouco da própria vida pessoal e prendem a atenção dos internautas. Dependendo do estilo, podem ser engraçados, sarcásticos ou trazer dicas sobre assuntos diversos. Com o vídeo na rede, captam visualizações e seguidores, com quem interagem e até ganham status de ídolos. Por trás da rotina de um grande youtuber, porém, sempre há muito trabalho. Para fazer sucesso na rede ; lançada em 2005 e que, hoje, conta com mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da internet ;, é preciso gastar tempo em produção e edição e saber se diferenciar.
;Para os mais jovens, essa profissão é consolidada. No caso dos mais velhos, muitos têm a impressão de que o youtuber não faz nada e não entendem como ele ganha dinheiro. Mas está mudando: não é uma carreira do futuro, é do agora;, analisa Carlos Barros, especialista em marketing digital, analista de webmarketing e professor de mídias digitais e do MBA em marketing e inteligência digital do Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog). Supervisor do curso de produção de conteúdos e mídias digitais, do Centro Europeu, localizado em Curitiba, Diego Lopes observa que a atuação na área é cada vez mais consolidada como opção de atividade trabalhista.
;A geração mais velha não consegue ver isso ainda como profissão, mas quando perceberem que tem jovem ganhado R$ 6 milhões por ano com isso mudarão de visão.; Para chegar a esse tipo de cifra, o caminho é custoso. ;É como ser um Neymar no futebol: as chances são de um em um milhão;, completa. Há vários fatores envolvidos nisso, como hora certa, jeito adequado, até sorte, e muito trabalho. ;Como em qualquer área, obter sucesso exige um processo contínuo e dispendioso. O consumo é imediato, mas o êxito é fruto de regularidade e comprometimento. Os maiores canais de agora estão no mercado há algum tempo;, diz.
[SAIBAMAIS]A carreira, segundo ele, tem ganhado destaque entre os sonhos dos mais jovens. ;Nas décadas de 1980 e 1990, os meninos queriam ser jogadores de futebol. As crianças de agora querem ser youtubers.; E não é à toa: pesquisa da revista norte-americana Variety mostrou que, nos Estados Unidos, das 10 figuras mais influentes entre adolescentes em 2015, oito são youtubers. Estudo do Google e da Meio & Mensagem comprovou resultado parecido no Brasil: entre as 10 estrelas mais populares, cinco vem do canal de vídeos.
Vida pessoal importa
Por mais específico que seja um canal, os expectadores tendem a se interessar pelo vlogueiro como pessoa. ;Mostrar a vida pessoal não é absolutamente necessário ; o Porta dos Fundos, por exemplo, não tem essa proposta e dá certo ;, mas tem a ver com a característica da internet de trabalhar em nível particular nas relações. É por isso que os canais de marcas de cosméticos não chegam a ter um centésimo da quantidade de inscritos que uma grande youtuber de maquiagem tem: não consumimos marketing nesses espaços, consumimos pessoas;, defende Diego Lopes.
Construa um canal de sucesso
Diego Lopes, professor de mídias digitais do Centro Europeu, e Carlos Barros, professor de mídias digitais do Ipog, dá dicas interessantes para ser um youtuber
Escolha um tema
Alguns segmentos estão mais saturados, então, para ter destaque, é preciso fazer algo original. A Careca TV, de uma menina com câncer, por exemplo, tem um tema extremamente diferente, que causou uma mobilização e 1 milhão de inscritos. O importante é buscar não fazer mais do mesmo: não copie a proposta de outras páginas. Trabalhe com conteúdos relevantes.
Qualidade técnica
O conteúdo é mais importante que a qualidade técnica, mas ela também é relevante. O Whindersson Nunes, um dos mais populares, começou fazendo vídeo se camisa no quarto usando uma webcam. Até pouco tempo era assim, agora ele se profissionalizou um pouco. Já o Porta dos Fundos usa equipamento de cinema. Pode começar com uma câmera de celular e avançar depois.
Compreenda o mercado
Saber quem atua no mesmo nicho de vídeos, conhecer o púbico alvo, enxergar a iniciativa como um negócio e saber usar a ferramenta de vídeos é essencial para que a empreitada dê certo.
Frequência
A regra de outro para conseguir aumentar as possibilidades de dar certo se chama regularidade. A internet, como qualquer outra coisa da vida, trabalha com hábitos: é preciso criar o costume de a pessoa entrar no seu canal, por exemplo, com dias fixos de postagem.
Outros canais
Para divulgar os vídeos, aposte na presença em várias redes sociais. A internet é mutante e, a cada ano, surge um espaço novo. O Snapchat, por exemplo, hoje é a mídia social que mais cresce no mundo. Esteja atento. No caso do Facebook, que vê o YouTube como concorrente, não existe a possibilidade de impulsionar um link da plataforma de vídeos. Para contornar o impedimento, uma saída é fazer o upload do clipe nos dois espaços ou hospedar um teaser no site de Marck Zuckerberg.
Amigos e rivais
Diferentemente de canais de televisão, youtubers podem ser mais camaradas do que concorrentes. Para assistir um, não é necessário deixar de ver outro. Muitas das personalidades na internet travam parcerias interessantes para ambos os lados, aparecendo em vídeos uns dos outros.
Planejamento
Encare o canal no YouTube como um negócio: planeje-se. Tome cuidado antes de largar o emprego para viver de internet: até dá para fazer isso, desde que você se organize, tenha uma reserva para se manter durante um bom tempo. Esse universo, porém, é incerto: é mais seguro fazer o trabalho on-line paralelamente à sua outra profissão.
Formalização
A partir do momento em que sua página cresce e há rendimentos, é preciso tomar os mesmos cuidados que qualquer empresa. É preciso se formalizar. Contratar um contador é uma boa saída, pois há vários impostos a pagar. Tente fazer tudo o mais correto possível: tenha cuidado, inclusive, com as músicas que usa, pois estão sujeitas a direitos autorais.
Sem desistir
Criar uma fanpage é como abrir uma empresa. Mantenha o canal e persista para não perder os seguidores que ganhou.
Credibilidade
Isso só vai ter quem falar sobre um tema que entende e, claro, também cosntrua um relacionamento com o público. Não adianta escolher um assunto só para ganhar views.
Eu e meu canal
Saiba como trabalham alguns dos youtubers do país
Felipe Neto
- Seguidores: 5.652.020
- Visualizações: 381.509.719
- Início: 15 de maio de 2006
- Dica: dedicação, esforço e originalidade são essenciais
Aos 28 anos, o carioca ficou famoso por suas ácidas críticas ;a tudo e todos;. Polêmica faz parte de suas marcas pessoais. Em alguns momentos, foi acusado de ser machista; em outros, até criticou atos sexistas - na visão de alguns internautas, tudo para se promover. No entanto, Felipe Neto garante que tudo o que ele diz é sua mais pura opinião. ;Falo o que acho que precisa ser dito. Meu vídeo não é feito pensando se algo vai bombar ou não. Também não permite que anunciantes restrinjam o que vou dizer;, assegura um dos pioneiros do YouTube. ;Quando comecei, isso não era uma profissão, ninguém tinha feito sucesso. Gravei o primeiro vídeo por descontração, por querer fazer algo diferente, me distrair.; O que era para ser só um passatempo virou fonte de renda em cinco meses. Felipe que veio de origem humilde e, aos 13 anos, era vendedor. Essa experiência o ajudou a ter visão de negócio. ;Eu sempre tive um perfil empreendedor e percebi como eu poderia transformar o YouTube em trabalho.;
O sucesso permitiu que ele se dedicasse também a paixões como o teatro, por meio do qual fez turnês de comédia, inclusive em Brasília, e escrevesse o livro Não faz sentido! ; Por trás da câmera (2013, Casa da Palavra). ;Eu estou muito feliz com tudo isso, amo criar coisas novas;, destaca ele que não diz quanto ganha, mas observa que é possível sim viver apenas com isso. Antes de gravar cada vídeo, Felipe cria um roteiro. ;Foi quando passei a fazer isso que o trabalho ficou sério.; De acordo com o fenômeno controverso da internet, conseguir sucesso na rede não depende de talento. ;Não é um dom de nascença. Tudo que consegui é resultado de esforço e dedicação. Qualquer um pode se tornar um bom youtuber. Naturalmente, os mais soltos e extrovertidos terão mais facilidade.;
Canal Boom
- Seguidores: 4.435.259
- Visualizações: 434.551.914
- Início: 23 de janeiro de 2013
- Dica: é preciso ser persistente, proporcionar conteúdos que tenham a sua cara, pois assim você será único, sem deixar de lado a qualidade da produção
Tiago Fonseca, 24 anos, nasceu em Maringá (PR), estudou até o ensino médio e angariou uma multidão de fãs com seu jeito engraçado. ;Quando o YouTube surgiu eu tinha 13 anos, por isso não imaginava ser um youtuber. Quando comecei, esse termo nem existia. A função passou a ser vista como profissão depois.; Tudo mudou quando ele viu uma reportagem sobre um brasileiro que morava nos Estados Unidos e ganhava dinheiro com vídeos. ;Como eu e meu irmão temos uma facilidade para produzir comédia, decidimos seguir essa linha.; Um ano e meio depois do lançamento, Tiago começou a ganhar dinheiro com o projeto, e a maior fonte de renda vem de anunciantes.
O objetivo de divertir o público é uma vertente com muitos produtores na plataforma de vídeos, mas Tiago revela que sempre há como se destacar. ;Não considero que o nicho de humor esteja saturado, acredito que alguns conteúdos humorísticos possam estar fora de moda. Por esse motivo, é importante sempre se reinventar;, opina ele que conta com uma equipe de sete pessoas para fazer os vídeos. O trabalho é fonte de prazer. ;Curto o fato de acordar e não ter a sensação de ter que trabalhar, mas sim me levantar e me divertir e fazer o que gosto.; A rejeição de alguns usuários foi algo com que ele aprendeu a lidar. ;As críticas na internet tendem a ser mais duras que em outros ambientes, porém quando se trabalha nesse meio temos que aprender a separar aquelas que servem daqueles que não servem.;
Coisa de nerd
- Seguidores: 4.367.338
- Visualizações: 950.191.021
- Início: 5 de novembro de 2009
- Dica: persevere e inove, busque uma fórmula própria
Natural de Volta Redonda (RJ), Leon Oliveira Martins, 32 anos, fala sobre jogos, como Minecraft, Grand Theft Auto V (GTA), The Sims, e Plants vs. Zombies, para uma plateia consolidada que não surgiu de graça: ele trabalha pelo menos 10 horas por dia. ;Quando comecei, não existia monetização. Fomos pioneiros;, recorda o graduado em relações internacionais, mestre em estudos europeus pela Universidade de Flensburg e especialista em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ele descreve ;games como uma paixão; e acredita que o nicho em que atua não está saturado, pois o mercado está em constante renovação. Desde então, o canal demorou três anos para começar a render dinheiro, mas Leon não revela quando ganha com publicidade. Além do Coisa de nerd, mantém com a esposa, Nilce Moretto, o canal Cadê a chave (1.388.295 de seguidores) desde 2013.
Barbixas
- Seguidores: 2.440.404
- Visualizações: 613.978.748
- Início: 29 de novembro de 2007
- Dica: qualidade, originalidade e dedicação constantes
O canal foi criado para impulsionar a divulgação da Cia. Barbixas de Humor criada em 2004 por Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna, todos na faixa dos 30 anos. O grupo começou com espetáculos em São Paulo e ficou famoso pela capacidade de improviso. Quando eles resolveram colocar trechos das apresentações na internet, o conteúdo se tornou viral. A qualidade dos vídeos aumentou muito. ;Contamos com seis câmeras nos espetáculos;, conta Anderson.
Os três se conhecem desde os tempos do colégio e trabalham juntos intensamente. ;Chegamos a acertar detalhes às 2h da manhã;, exemplifica Anderson. Lidar com críticas não é um desafio. ;A gente sabe que tem haters, mas somos muito exigentes com nós mesmos;, observa. O grupo da capital paulista deve fazer novo espetáculo em Brasília em setembro. ;É uma cidade fantástica, em que vamos duas vezes por ano;, conta Anderson.
Maspoxavida
- Seguidores: 2.078.790
- Visualizações: 208.831.073
- Início: 14 de fevereiro de 2010
- Dica: é preciso gostar do que faz e ter paciência para que as coisas deem certo
Veterano do YouTube, Paulo Cezar Goulart Siqueira, mais conhecido como PC Siqueira, foi um dos primeiros brasileiros a se fazer notar e a ganhar dinheiro no YouTube. ;Muita gente quer entrar no YouTube e fazer sucesso em dois meses, mas não é assim que funciona. É como ser músico: tem muita gente ganhando dinheiro, mas você não pode largar o seu emprego para se arriscar nisso. A dificuldade é a mesma de um trabalho artístico;, analisa ele, que era ilustrador de quadrinhos e vive de publicidade desde 2013.
Aos 30 anos, o paulista lança o livro, PC Siqueira está morto (Suma de Letras, 248, R$ 29,90), escrito pelo jornalista Alexandre Matias. ;São episódios da minha vida em que misturamos realidade e ficção e não vamos contar ao público o que foi real ou não. É tipo uma fanfic;, explica o vlogueiro. O estrabismo, uma das características marcantes de PC Siqueira, não faz mais parte da vida do youtuber que passou por uma cirurgia de correção este mês. Ex-VJ da MTV, ele apresenta na Rede Snack (que congrega 19 canais do YouTube), o programa PC no PC; e um programa humorístico no canal pago TBS.
;O que mais gosto no meu trabalho é poder falar o que quiser e não ter chefe: sou eu quem mando.; Algo que muitos se esquecem de que faz parte da vida de um vlogueiro é a burocracia. ;Essa atividade também envolve pagar impostos, responder e-mails, planejar. Não é só gravar e botar no ar;, explica.
Para ganhar a vida na internet
Afinal, de onde vem o dinheiro de quem trabalha com canais de vídeos? De diversas fontes, mas, principalmente, da publicidade - por meio de banners e patrocinadores
Os youtubers ganham rendimentos por cliques em banners e por visualizações de pequenos vídeos de propagadas noa plataforma antes da exibição do conteúdo do vlogueiro. ;Normalmente, de 50% a 60% do valor do clique vai para o dono do canal. No caso do vídeo sobreposto, o Google considera que a pessoa interagiu se assistir pelo menos 30 segundos do clipe de propaganda ou se ver todo o conteúdo em caso de durações menores;, explica Carlos Barros, professor de mídias digitais do Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog). ;Para dar certo, esse tipo de anúncio é segmentado, é voltado para nichos específicos. A fim de que não seja só marketing de interrupção, é necessário que seja uma publicidade inteligente, se não, não trará resultado;, adverte.
;E quanto um canal rende com isso não tem a ver, necessariamente, com número de seguidores. Se a pessoa tem 1 milhão de visualizações por vídeo, mas posta apenas um por mês, deve ganhar menos. Caso tenho menos views em cada um, mas posta mais vídeos pode render mais;, compara Diego Lopes, supervisor do curso de produção de conteúdo e mídias digitais do Centro Europeu. Além disso, os profissionais do ramo conseguem um montante maior de dinheiro por meio de patrocinadores. ;Aí sim, o número de seguidores importa bastante: quando maior, mais as chances de os anunciantes pagarem mais caro por isso;, observa Carlos Barros.
Segundo o professor do Ipog, uma vantagem para os anunciantes é o fato de os trabalhos na internet disponibilizarem métricas exatas. ;Quem paga recebe um relatório muito completo sobre o público do canal e sobre os acessos. A mídia digital é totalmente mensurável ; não é como um outdoor que você não sabe quantas pessoas passam na frente dele por dia;, descreve. O produto ou serviço anunciado pode entrar de várias formas nos canais: o youtuber pode falar sobre ele diretamente ou bolar um roteiro que use o item.
;Cada vez mais, as marcas percebem que é interessante construir uma imagem on-line e se associar a um vlogueiro é uma estratégia para atingir um público grande. Isso ocorre quando as empresas enviam brindes e, claro, quando pagam por um post;, afirma Diego Lopes. Para dar certo, no entanto, é preciso seguir alguns padrões éticos. ;O youtuber precisa avisar que é um post patrocinado. O público da internet descobre rápido e não gosta de mentira.;
Palavra de especialista
Criticar tudo e todos nos seus vídeos pode atrair muitos seguidores. Além disso, é possível pegar carona em temas polêmicos para crescer. No entanto, tome cuidado para não criar uma imagem muito controversa. Caso contrário, apesar de ter muitos fãs on-line ; e haters também ;, as marcas podem ter medo de anunciarem algo com você para não terem sua reputação abalada. Podemos comparar, por exemplo, o Rafinha Bastos (2,098 milhões de seguidores no YouTube) com o apresentador de TV Luciano Huck. O primeiro tem muita fama, sim, mas as empresas procuram o segundo para fazer anúncios.
Marcelo Vitorino, consultor estrategista de comunicação digital, professor de cursos na área na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo e no Centro Universitário Iesb
Estude!
Confira opções de cursos para te ajudar na carreira de vídeo on-line
Presenciais
; Curso de férias da ESPM: YouTube para youtubers e Empreendedores ; Estratégias para monetização e promoção de negócios através de canais no Youtube. Ocorre sempre em janeiro em Porto Alegre. Informações: goo.gl/8wWG5Z.
; Curso de produção de conteúdos e mídias digitais do Centro Europeu, em Curitiba. Informações: goo.gl/BGHMTF.
; Studio Online. Informações: 3274-9961 / 8151-9335
; Ozi. Informações: 3032-6196 / suporte@ozi.com.br
On-line
; Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube. Informações: goo.gl/vbbVAM.
; Imasters: Produção de vídeos pra YouTube. Informações: goo.gl/AL0ATt
Eu e meu canal 2
Danielle Noce
- Seguidores: 1.028.820
- Visualizações: 87.579.475
- Início: 23 de julho de 2011
- Dica: faça algo diferente, ninguém quer ver mais o mesmo conteúdo; é preciso ter uma personalidade diferente ou fazer algo que ainda não existe no YouTube
Graduada em moda e chef confeiteira, produtora da Enfim Filmes, autora do livro Por uma vida mais doce (Melhoramentos, 352 páginas, R$ 99), dona do site de confeitaria I Could Kill For Dessert (www.ickfd.com.br) e do portal de moda e lifestyle daniellenoce.com.br, Danielle Noce, 32 anos, nasceu em Brasília e mora em São Paulo. No YouTube, com o marido, Paulo Cuenca, conquistou uma multidão de fãs com seus vídeos de receitas culinárias. ;Quando iniciei, eu não via outros canais, só postavam as filmagens para enviar os links para produtoras e, assim, talvez conseguir um programa na TV. Não existia a profissão do youtuber, isso mudou", conta. "O canal nasceu porque a gente queria se mudar para Amsterdã e abrir uma confeitaria. Comecei a testar umas receitas, mas o Paulo, que estudava cinema na época, viu que eu era muito desastrada, achou engraçado e resolveu me filmar.;
Cinco anos depois, o canal conta com uma equipe de 10 pessoas, com funções como advogado e contador. Danielle levou cerca de três anos para começar a ganhar dinheiro na plataforma. "Não planejamos conseguir muitos seguidores. Você faz o que gosta e espera que alguém goste também", define. A parceria com o marido é constante. ;Nenhum vídeo vai para o ar sem nós dois assistirmos antes. É um dupla de criação, tudo é feito pensando junto, até mesmo quando fazemos vlogs de viagem." As possibilidades de interação no YouTube estão entre os pontos altos da atividade. ;A nova comunicação digital pede que você seja mais próxima do público. Então, na verdade você mostra seus defeitos e qualidade e acaba se aproximando da audiência, porque eles veem você como um amigo em que podem confiar e contar;, arremata.
Desbocada
- Seguidores: 863.343
- Visualizações: 21.324.685
- Início: 13 de novembro de 2012
- Dica: seja você mesmo, trate de assuntos dos
- quais entende
A humorista de stand up comedy Bruna Louise, 31 anos, foi impulsionada por Kéfera Buchmannn, que tem 8.708.546 seguidores no canal 5incominutos. As paranaenses são amigas, e a pop star do YouTube convidou Bruna para participar de gravações. ;Quando lancei meu primeiro vídeo, fui de nada para 200 mil seguidores;, diz. ;Não vou falar que é fácil aceitar críticas, mas aprendi a contornar e ignorar o que é só ódio gratuito;, conta ela que, com a visibilidade, também se tornou apresentadora no canal Multishow.
Garagem de Unicórnio
- Seguidores: 290.833
- Visualizações: 12.477.059 visualizações
- Início: 21 de maio de 2014
- Dica: não queira se tornar um youtuber de sucesso a todo custo. Pense num conteúdo legal, produza com carinho e compartilhe. Se for bom, o sucesso virá naturalmente
Em seu canal, a tetracampeã mundial de skate Karen Jonz, 30 anos, mostra manobras. Formada em rádio e televisão e design, ela mora na capital paulista e foi incentivada por um diretor de TV a abrir o canal. Casada com o vocalista da banda Fresno, Lucas Silveira, o YouTube passou a ser algo relevante para a skatista durante a gravidez da filha Sky, que nasceu em janeiro. ;Eu não podia andar de skate e comecei a me dedicar mais a isso.; Mostrar a vida pessoal é importante para o público. ;É o que as pessoas mais querem ver.;
Beleza Teen
- Seguidores: 1.382.386
- Visualizações: 142.428.974
- Início: 16 de outubro de 2013
- Dica: não crie o canal pensando em ganhar dinheiro, faça porque gosta e não copie outros; carisma, espontaneidade, naturalidade e humor são uma boa fórmula
Com pouca idade, Nathany Petrin Martins, 14, e Mariany Petrin Martins, 12, reuniram uma multidão de seguidores para falar sobre maquiagem, vida de adolescente e cumprir desafios . Moradoras de Varginha (MG), elas sempre gostaram de fazer vídeos e resolveram criar um canal sem muitas pretensões e, em seis meses, começaram a ter faturamento. Deu tão certo que a mãe delas, Valquiria Petrin, 30, largou o emprego como projetista de móveis para assessorar as filhas, na edição e na produção dos vlogs. ;Hoje trabalho mais, mas o faturamento é bem maior. Não posso falar quanto ganhamos, mas a renda vem de cliques em anúncios, produtos patrocinados e postagens no Instagram;, conta Valquiria.
;Começamos com uma câmera simples. Agora, temos duas profissionais, além de iluminação e tripé. Também trocamos de computador. Essa qualidade faz diferença;, observa. Para não terem prejuízos no rendimento escolar, as irmãs gravam os vídeos aos fins de semana. ;Não imaginávamos que isso ia ganhar essa proporção. É inacreditável, porque, no começo, os vídeos eram péssimos;, explica Nathany. O tom das postagens mudou com o tempo. ;Saímos da beleza e fomos fazendo o que o público pedia, desafio, vídeos de humor.; Uma das partes mais divertidas do trabalho, segundo ela, é ser reconhecida por fãs na rua e conhecer pessoas famosas. Os desafios, em que elas fazem loucuras, como entrar numa banheira cheia de salgadinhos, são ;a parte mais engraçada; para Mariany. ;Críticas sempre têm, graças a Deus não são tantas. Eu ignoro, porque sei que dar bola não adianta.; A dupla lançou o livro Papo de menina (Astral Cultural, 160 páginas, R$ 24,90).
A vida de gordo
- Seguidores: 11.645
- Visualizações: 627.355
- Início: 21 de outubro de 2012
- Dica: se for falar de um tema comum, tente fazer de uma forma original; invista na qualidade técnica
Morador de Brasilia, Rubem Cezar, 25, é dono da produtora Fábrica 101, responsável por sete canais no YouTube. Ele faz vídeos desde que estava na escola e resolveu lançar um próprio: A vida de gordo. Nas gravações, enquanto curte comida e cerveja, fala de entretenimento. ;Para fazer um bom material, fui atrás de cursos de edição, filmagem e iluminação;, revela. A maior fonte de renda é produção de outros canais, mas com o A vida de gordo, Rubem ganha com patrocinadores locais, como lojas e restaurantes. ;Sempre deixamos claro quando é publicidade, que rende cerca de R$ 1 mil no primeiro canal. Isso é importante, porque o pessoal não gosta de ser enganado;, percebe o publicitário.