Tradicional, branco, preto e branco, caramelo e flor de sal, nozes, ao leite e castanhas, capucino, menta, limão siciliano com amêndoas, queijo com goiabada, palha italiana, uísque, banana, e coco com ameixa são apenas alguns dos 30 sabores de brigadeiros (vendidos por R$ 3 a unidade, com exceção da de pistache, que sai a R$ 4) feitos por Fernanda Amaral, 45.
Além do docinho boleado ; que continua sendo o mais pedido ;, a goiana de Anápolis oferece ainda a guloseima em forma de bisnagas e em potinhos para comer com colher. Completam o menu minibolos com brigadeiro e pequenas sobremesas.
O nome da marca não poderia fugir do tema: Brigadeiro Gourmet. Com a ajuda de seis colaboradores, Fernanda vende de 4 mil a 5 mil doces por semana para aniversários, casamentos, festas de 15 anos, jantares, eventos corporativos.
O atendimento aos clientes é todo pela internet, por meio do site brigadeirosfernandaamaral.blogspot.com.br . Apesar de o negócio ainda ser modesto e feito em casa, há encomendas para casamentos agendados até 2017. ;Temos para pronta entrega até 200 brigadeiros. Para mais que isso, é preciso pedir antes;, diz.
Procura por qualidade
Moradora de Brasília há 30 anos, Fernanda começou a arriscar na cozinha em busca de mais sabores para o tradicional docinho brasileiro porque a filha mais velha dela é fã da iguaria. ;Ela gostava de brigadeiros diferenciados, mas a gente procurava e não achava por aqui;, lembra. É por isso que a empresa, criada há quatro anos e meio, procura sempre os melhores ingredientes e, assim, atinge resultados singulares e sabores únicos. ;Minha matéria-prima é toda de fora.
O chocolate é belga, o cacau é mais forte, a manteiga é francesa, a baunilha é de Madagascar. Buscamos o que é melhor. Por causa disso, o brigadeiro derrete na boca.;
Além disso, nada é ofertado ao público até estar completamente lapidado. ;Teve receita que testamos 40 vezes até ficar do jeito que eu queria. Minhas filhas e meu marido ajudavam provando e dando opinião;, revela. Apesar de usar ingredientes de alto nível, o que a doceira visa é produzir ;doces com sabor de feitos pela vovó;. Fernanda foi criada cozinhando e sempre gostou de confeitaria francesa. A doceira não fez cursos na área, mas é autodidata. ;Fui criada cozinhando. Sempre fiz muitos bolos e doces. Quando quero algo, vou atrás, pesquiso e desenvolvo as receitas.;
Início
Formada em administração, Fernanda trabalhava em uma rede de lojas e resolveu abandonar a carreira quando ficou grávida. ;Era algo que eu queria para me dedicar à maternidade. Depois, quando minhas filhas, de 15 e de 9 anos, nasceram, comecei a organizar as festas de aniversários delas. Eu fazia os doces e a decoração. Amigas viam, gostavam e passaram a pedir para eu fazer para os filhos delas. Eu produzia as festinhas sem ganhar nada, mas percebi que poderia lucrar com isso;, lembra. Foi assim que Fernanda passou a atuar no ramo.
Apesar de ter deixado os trabalhos de decoração de lado, o gosto pelo lado estético das comemorações é materializado nos materiais gráficos da Brigadeiro Gourmet. ;Sempre fiz os detalhes de embalagens para as minhas meninas e continuo produzindo, agora, com a ajuda de um profissional de arte gráfica. Eu idealizo e ele aplica. As embalagens são cartonadas, artesanais, e eu defino os detalhes pelo tipo de evento;, conta. Fernanda produz ainda materiais temáticos, para épocas como Páscoa e Natal. ;As pessoas perguntam como eu consegui determinada caixa ou fita. É uma busca constante e nada é feito ao acaso. Até para escolher a cor observo o que é tendência no momento.;
Futuro
As receitas são feitas na residência de Fernanda. ;Em dia de produção, que são praticamente todos, a cozinha não abre para a família. Há muitas regras definidas: por exemplo, existe um tempo de refrigeração do doce antes de enrolar;, conta a empreendedora, que chega a trabalhar 17 horas por dia. A principal meta é abrir um ateliê próprio e desvincular a empresa da casa dela. No entanto, esse fato permite a Fernanda acompanhar tudo de perto com mais facilidade. ;Estar presente e supervisionar os funcionários é muito importante. O que eles acham que não vai fazer diferença, no fim, faz.;
Na estante
Autores: Celso Braga, Flávia Ramos e Sirdiley Fabiane
Editora: Bridge & Books
67 páginas
R$ 10 (on-line) / R$ 36 (físico)
O livro mostra, de maneira objetiva, os critérios que transformam qualquer atmosfera em um ambiente com de cultura inovadora. A inovação vem sendo tratada como palavra-chave dentro do mundo corporativo há algum tempo, mas ganha destaque no cenário de crise.
Autor: Max Paskin Neto
Editora: Bonijuris
192 páginas
R$ 44,90