O Ministério da Educação (MEC) abriu consulta às bolsas de estudo que serão oferecidas na primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições começam nesta terça-feira (19) e vão até 22 de janeiro. Os estudantes que participaram do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) que tiveram suas notas divulgadas no último dia 8 de janeiro poderão concorrer a bolsas de estudo em cursos de graduação de faculdades privadas de todo o país para estudantes de baixa renda.
A primeira chamada será no dia 25 de janeiro a 1; de fevereiro, com matrícula e entrega de documentos. A data da segunda chamada do Prouni 2016 será no dia 12 de fevereiro com período de matrícula até 18 de fevereiro. A lista de espera estará disponível entre os dias 26 a 29 de fevereiro.
Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos per capita. Só estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, que fazem parte de quadro permanente de uma instituição pública ; eles concorrem apenas a bolsas para cursos de licenciatura.
A consulta das bolsas pode ser feita no site.
Inscrição
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. As inscrições devem ser realizadas no endereço do ProUni e será necessário informar o número de inscrição, a senha usada no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição.
Fiquem ligados!
Incrições: 19 a 22 de janeiro pelo site.