Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Professores dão dicas para estudantes se sairem bem no PAS

O momento é de revisar o conteúdo e cuidar da mente

Faltam 10 dias para a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O tempo é curto para aprender conteúdos novos, mas suficiente para aprimorar os já estudados. Professores de quatro colégios particulares do DF elencam as principais dicas para os candidatos nesta reta final. A primeira delas, na visão do diretor do Alub Alexandre Crispi, é resolver as provas de terceira etapa dos últimos dois anos. ;É uma forma de o aluno ter uma previsão dos assuntos que devem cair. Se ele quiser descobrir o que vai ser cobrado, basta fazer isso. De modo geral, tende a ter semelhança;, sugere.

O estudante que acatar a orientação de Crispi deve responder a prova no mesmo tempo que terá para fazer o teste oficial, em 29 de novembro. ;É importante fazer a prova como se estivesse no dia do exame para que o candidato domine melhor o horário e a resistência física. Para quem é professor, resolver as questões em quatro horas e meia é difícil, imagine para os alunos. ; Depois, é preciso que os gabaritos sejam conferidos, até como forma de direcionar a revisão. ;Aqueles temas em que o aluno mais teve dificuldade precisam que ser revistos, mas não é para aprender assuntos novos, não dá tempo agora;, aconselha.

O diretor-geral de Ensino do Olimpo, Rodrigo Bernadelli, concorda que o momento seja próprio para a revisão, mas complementa com outra opção. ;O importante é o candidato voltar às anotações que fez durante o ano e tentar olhar os resumos como uma diretriz para os estudos finais. Com isso, ele relembra os conteúdos de forma mais rápida;, ensina. Além de recordar as matérias vistas em sala de aula, o estudante deve conversar com os professores para rever quais acontecimentos no mundo e no Brasil merecem destaque. Isso porque há uma tendência de contextualização nas provas do PAS. ;É necessário relacionar a teoria ao dia a dia, tendo como base, principalmente, o que houve nos últimos três meses. Saber traçar uma análise técnica em relação à economia mundial e do país, por exemplo, é um diferencial. Mas a equipe que elabora a prova pode também solicitar assuntos que foram importantes em janeiro ou em fevereiro;, alerta.

Ainda na visão do diretor do Olimpo, preparar-se psicológica e fisicamente é tão necessário quanto a assimilação dos temas. ;O vestibulando precisa começar a descansar. Ele deve dormir oito horas por noite e fazer várias refeições durante o dia. Consequentemente, a dica é evitar comidas muito pesadas, principalmente na véspera da prova.; O professor de português e redação do Sigma Eli Guimarães acredita que ler análises das obras de referência para o exame seja outro ponto a favor dos candidatos. ;A documentação do PAS é muito precisa nas indicações do que ela quer. Há um elenco de obras, peças musicais, quadros, canções, e conhecê-lo ajuda. Como o tempo é curto, o ideal é procurar análises;, diz.

A leitura, contudo, não pode ser ao acaso. ;Os professores devem sugerir sites ou blogs que sejam confiáveis, porque a internet é uma terra livre. Você encontra desde análises completamente contaminadas ideologicamente até resenhas proveitosas;, pondera Eli Guimarães. Para o professor de português do Galois Rafael Riemma, a divulgação, pela primeira vez, de um guia de redação pelo Cespe pode beneficiar os vestibulandos. Com a publicação, os estudantes podem ter acesso aos critérios de avaliação da prova, divididos em aspectos macro, que são o desenvolvimento do tema e a apresentação textual, e microestruturais, que compreendem a grafia, a acentuação, a morfossintaxe e a propriedade vocabular (veja quadro).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique