No último sábado (24/10), alguns dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 tiveram um tempo extra para ter acesso ao local de avaliação. Uma escola na Asa Sul reabriu o portão para pelo menos seis pessoas após as 13h. O flagrante foi feito por uma emissora de rádio e registrado em vídeo e alguns estudantes confirmaram que candidatos entraram atrasados na sala de aula.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que todas as ocorrências são relatadas em ata pelo coordenador do local de provas e que, posteriormente, todas as atas são encaminhadas para análise do Inep.
[SAIBAMAIS]A aluna Emanuelly Lima, 15 anos, fez a avaliação na instituição de ensino para treinar os conhecimentos. Ela confirmou que outros candidatos entraram na sala após o horário permitido na tarde de sábado (24), mas disse que não aconteceu o mesmo neste domingo (25). Ela foi uma das primeiras a deixar o local de prova no segundo dia de avaliação e comentou a redação. ;O tema da redação não era óbvio, mas foi tranquilo de escrever. No cursinho eles tinham colocado esse assunto em discussão;, disse.
Caio Alves, 19 anos, também confirmou que outros candidatos tiveram acesso à sala de aula após as 13h no sábado. Ele também deixou o local logo depois das 15h30 quando os estudantes são autorizados a sair sem o caderno. ;Fiz o Enem pela primeira vez. Para a redação mantive a calma e usei mais a minha opinião para escrever. Não me baseei em nenhuma notícia. Fui mais pelo que as mulheres vivem no dia a dia;, explicou.