Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Para não correr o risco de se atrasarem, candidatos chegam cedo no 2º dia

A prova começa às 13h30 e terá duração de 5h30 neste domingo. A ansiedade dos participantes é com o tema da redação


No segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, candidatos chegaram cedo aos locais de prova para não perder a hora. Em uma instituição de ensino superior da Asa Sul, o movimento de inscritos em frente aos portões era grande por volta das 11h deste domingo (25/10). Seguranças da faculdade disseram que desde às 8h30 tinha movimentação de gente esperando para entrar. O mesmo aconteceu no Centro de Ensino Fundamental 3 (CEF 3) de Taguatinga Sul. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
A estudante Maria Raimara, 20 anos, está fazendo o exame pela terceira vez e garante que pontualidade é essencial. "Cheguei aqui às 10h. Não sou de atrasar, ainda mais para o dia do Enem que é uma loucura", lembra a estudante. Para ela, a essa segunda etapa é a pior do exame porque tem a redação. "O tema sempre é surpreendente, quem iria esperar com publicidade infantil no ano passado?", explica. Ela conta que já cursa nutrição, mas quer conseguir o ProUni para não precisar pagar o restante da graduação.
A prova começa às 13h30 e terá duração de 5h30 neste domingo. A ansiedade dos participantes é com o tema da redação. No último dia os alunos fazem prova de linguagens e códigos, matemática e tecnologias, além da redação. Questões de língua portuguesa, língua estrangeira e matemática também fazem parte do conteúdo.

No Distrito Federal, mais de 160 mil pessoas vão participar do certame. Ao todo, foram 7.746.057 inscritos em todo o país. O primeiro dia de provas do Enem teve 1.960.527 abstenções em todo país, o que corresponde a 25,31% de faltosos do total de 7.746.057 inscritos. No Distrito Federal mais de 41.083 (29,36%) deixaram de fazer a prova. Na capital mais de 162 mil estavam aptos a participar do certame.