Na prova, cairão questões que causam arrepios em Luan Almeida, 18 anos, aluno do Centro de Ensino Médio Paulo Freire. O estudante garante ter medo de matemática. ;Eu sempre fugi da matéria, ao longo dos anos na escola, e tudo foi se acumulando.; Luan conta que, para recuperar o tempo perdido, precisou começar a fazer um cursinho, mas não sabe se, mesmo assim, conseguirá relaxar para a prova. ;Eu sou um poço de ansiedade, nunca consigo ficar tranquilo, mas tentarei me garantir nas questões mais fáceis.;
De acordo com a professora de matemática Kelly Martins Silva, a estratégia de Luan está correta. Para o dia da prova, o estudante deve ler com atenção a questão e, se for fácil, continuar. Caso seja difícil, a melhor opção é pular e deixar para o fim. ;Assim, o estudante garante as que sabe e usa o tempo para desenvolver os cálculosmais complexos nas perguntas de exatas, por exemplo;, aconselha. A professora afirma que não há pegadinhas na prova: ;O que deve ser o foco do aluno é a interpretação de texto. É necessário se acostumar com a linguagem do Enem;.
Enquanto Luan ainda se sente ameaçado com amatemática, a estudante Lara Marques Galhardo diz que já superou isso. ;Eu tinha muita dificuldade. Quando era mais nova, minha mãe me ajudava, mas logo perdia a paciência. Então, eu deixei de lado.; A estudante conta que,ao longo dos anos, viu que era necessário enfrentar o problema. ;Meus amigos da sala de aula e os professores me ajudaram a compreender como funciona. Hoje, eu sei que matemática é prática;, comemora a estudante. Lara fará o Enem pela segunda vez e tem certeza de que se saíra melhor. ;Temo ainda por geometria e proporção, mas sei que, estudando, vai dar certo;, justifica.
Para o professor de matemática e diretor da consultoria pedagógica do Sistema Ari de Sá, Arthur Filho, este não é mais o momento de estudar. ;A prova do Enem foca nas habilidades do inscrito, e habilidade é treino. Uma grande dica para esta última semana é resolver questões, não estudar conteúdo.; Ele conta ainda que a prova de matemática costuma cobrar porcentagem, análise de tráfico, cálculo de volume, entre outras questões presentes no cotidiano.;O aluno não deve decorar fórmulas ou informações, deve focar no conhecimento de matemática que vivencia e achar como aplicar isso no cotidiano;, argumenta.
[SAIBAMAIS]
Sem medo da prova
O psicólogo do colégio Galois Erich Botelho brinca com o medo da matemática: ;Não precisa nem trabalhar em escola e ser psicólogo para saber que ele existe;. Para ele, são diversos os fatores que explicam essa tensão, começando pela questão cultural. ;Às vezes, a mãe diz
que tem trauma de matemática e o filho carrega isso para a vida.; Outro ponto é a má formação. ;Os professores, muitas vezes, não têm a didática correta para ministrar essas disciplinas;, explica. E, por fim, Botelho ressalta que os alunos precisam entender que a matemática está presente em tudo na vida. ;Quando tiverem essa consciência, ficará mais fácil compreender a necessidade de aprender, e o medo vai desaparecer. A matemática existe até em videogame, jogos de futebol, não é algo apavorante;, argumenta o psicólogo.
O medo da matemática rendeu um novo mercado. É cada dia mais comum encontrar escolas especializadas em superar a tensão que os números causam. O professor de matemática Rogério Lacerda, que trabalha em uma escola focada na disciplina, explica que esse medo se deve à falta de base do aluno.;Originalmente, nossa escola chamava-se Reciclagem de matemática, para trabalhar com o estudante desde a base, com os cálculos primários, para, só depois, avançar. Hoje, conheço diversos casos de alunos que deixaram para trás essa briga com a matemática.;
Amanda Pereira de Melo Silva, 20, aproveitou o curso de reciclagem e fez as pazes com a matemática. A aluna está tentando entrar no curso de medicina há dois anos e viu que os números eram o maior obstáculo. ;Eu ficava muito apegada a decorar as fórmulas, mas não compreendia realmente como funcionava o exercício;, lembra a estudante. Ela disse que o segredo é se questionar e entender por que a fórmula existe e para que serve. ;Para este ano, estou muito confiante, porque sinto que tive um salto enorme no meu rendimento. Antes, fazia 29 questões no simulado; hoje, faço 41 com confiança.;
; O que cai:
; Razão e proporção
; Escala métrica
; Geometria plana (cálculo de áreas)
; Geometria espacial: planificação (cone e tronco de cone)
; Volumes (prismas e cilindros)
; Álgebra: funções do 1; e do 2; graus
; Estatística
; Análise combinatória (arranjo e permutação)
; Probabilidade (porcentagem)