Dezessete universidades brasileiras estão entre as 800 melhores do mundo, segundo ranking da revista Times Higher Education. A Universidade de São Paulo (USP) foi a instituição latino-americana melhor colocada, na faixa entre os lugares 251;- 300;. A Universidade de Brasília (UnB) e outras treze instituições brasileiras aparecem no intervalo entre as posições 601;- 800;.
Entre países da América Latina, o Brasil aparece com o maior número de universidades. Chile tem seis, seguido de Argentina, Colômbia e México.
O Brasil conta com quinze instituições de ensino a mais em relação ao ranking do ano passado. Mas sem motivos para comemorar. Em 2014 o ranking era mais seletivo, e catalogava as melhores 400 instituições no mundo. A abertura do critério para as 800 melhores permitiu ao país ter mais visibilidade.
No topo da lista, a americana California Institute of Technology lidera. Seguida pela britânica University of Oxford, Stanford University (EUA), University Of Cambridge (Reino Unido) e Massachusetts Institute of Technology (EUA).
O critério usado pela publicação leva em consideração o número de pesquisas publicadas em revistas e jornais científicos, reputação de professores, nível educacional dos docentes, entre outros. Segundo a Times Higher Education, foram analisados 11 milhões de documentos para se chegar ao resultado.
O ranking completo está disponível aqui