A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abre nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, as inscrições para 2016. O número de vagas disponíveis para o ingresso no próximo semestre será o mesmo deste ano, totalizando 11.057. Deste número, 9.568 candidatos serão selecionados para a Universidade de São Paulo (USP), que oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito câmpus no estado de São Paulo nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São Paulo e 120 vagas serão destinadas ao curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Já as 1.489 vagas restantes, serão ofertadas pela USP para o sistema Sistema de Seleção Unificada (SISU), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos e participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O vestibular da Fuvest conta com duas fases. Na primeira, que tem duração de cinco horas, a prova será realizada em 32 municípios do estado de São Paulo em 29 de novembro, com início às 13h. A prova conterá 90 questões e testará os conhecimentos do candidato em português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, além de algumas questões interdisciplinares.
Aqueles que passarem para a segunda etapa do exame lidarão com um modelo de avaliação diferente do anterior, no qual estarão incluídas três provas de caráter analítico-expositivo. Em 10 de janeiro (domingo) os candidatos responderão dez questões de Português e farão uma redação; no dia seguinte (11 de janeiro) a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês).
No ano passado, o vestibular teve 141.888 inscrições. Este ano, o interessado tem até 10 de setembro para se inscrever, por meio do site www.fuvest.com.br e mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 145. A primeira chamada ocorrerá em 2 de fevereiro de 2016. O candidato deverá utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do Documento de Identidade.