Começa na próxima quinta-feira a 22; edição do Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), que continua até 17 de agosto. Principal realização do Movimento de Empresas Juniores (MEJ), o evento será o maior até agora, reunindo 2.650 empresários no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os convidados incluem Fabio Kapitanovas, vice-presidente de Gente e Gestão da Ambev; Vítor Belota, criador do projeto Um litro de luz Brasil; e Gina Vieira Ponte de Albuquerque, professora da Secretaria de Educação do DF e criadora do projeto Mulheres Inspiradoras.
Marcello Pepe, especialista em marketing pessoal e comunicação, avalia que o Enej é uma chance de aumentar o networkting e conhecer práticas de sucesso para implementar. Na avaliação dele, participar de uma empresa júnior (EJ) durante a graduação é uma chance única. ;Além de desenvolver o empreendedorismo entre os jovens, o MEJ o capacita para a realidade do mercado de trabalho e ele passa a ser mais bem-visto pelas empresas. Na empresa júnior, a pessoa tem oportunidade de gerir e crescer hierarquicamente, o que dá noção de gestão e não apenas de execução, como seria num estágio;, observa. O Enej terá palestras organizadas em quatro eixos: educação, mercado, sociedade e política. A programação completa e mais informações sobre o encontro estão disponíveis no site enej15.com.br.
Eu vou
;No ano passado, participei do encontro no Espírito Santo. Foi algo que me fez concorrer a cargos, correr riscos;, conta Luísa Sabino, 21 anos, colaboradora da Concreta, empresa júnior de arquitetura e urbanismo da UnB, fundada em 1996. Otávio Andrade, 23, que trabalhou por dois anos na Doisnovemeia ; empresa de publicidade da UnB ;, foi ao Enej em 2014 e ao Encontro Mundial de Empresas Juniores (Jewc, da sigla em inglês) de Paraty, em 2012. ;O maior impacto foi perceber quanta coisa havia por trás do que eu fazia;, diz ele, que atualmente trabalha na Concentro. ;Quando entramos em relações internacionais, queremos mudar o mundo. O curso nos mostra uma realidade muito distante, mas, na EJ, a gente vê que é possível transformar as coisas;, relata Anna Beatryz Sousa, 19, que participará do Enej pela primeira vez. Ela é presidente administrativa da Empresa Júnior de Consultoria em Negócios Exteriores (Conex), da Universidade Católica de Brasília (UCB) ; a mais antiga da instituição.
Contexto
Atualmente, o movimento empresa júnior é um dos maiores do mundo, e o Brasil, o maior polo de empresas juniores do planeta: são 265 empresas certificadas e aproximadamente 11 mil universitários engajados.De acordo com o censo EJ & Identidade 2014, realizado pela Brasil Júnior em parceria com a UnB, que levantou dados de 427 empresas juniores confederadas e não confederadas (estima-se que sejam mais de mil, no total), 70, 66% dos empreendimentos são vinculados a instituições de ensino públicas federais. Segundo o consultor executivo Amauri Nóbrega, as iniciativas do tipo validam protótipos. ;O fechamento de muitas empresas no Brasil acontece porque as pessoas acreditam em uma ideia, mas não passam pela validação, que envolve pesquisa de opinião, enfim, a prova concreta de que há demanda para o produto;, afirma.
R$ 13 milhões
Quanto as empresas juniores brasileiras movimentam por ano
Cenário
Há 33 empresas juniores na capital federal; 25 são vinculadas à UnB, e cinco, à Universidade Católica de Brasília (UCB); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) têm uma EJ cada. Com 23 anos, a AD, do curso de administração da UnB, foi a primeira empresa júnior do DF e do Centro-Oeste e é também a maior da região atualmente.
Palavra de especialista
Perfil valorizado
O empresário júnior tem proximidade maior com o mercado e está em contato direto com empresas, o que contribui para a comunicação. Esse candidato, quando comparado ao aluno que foca apenas na pesquisa e na teoria acadêmica, tem um traquejo maior e uma visão de mercado mais evoluída, o que facilita a inserção no mercado de trabalho.
Luiza Lopes, analista de RH da People on Time Consultoria