O arquiteto de eventos Ricardo Azevedo, 39 anos, tem sentido esses efeitos. “Houve uma baixa no crescimento, e tivemos de nos recriar, trabalhando de forma mais enxuta e usando a criatividade para continuar competitivos”, avalia ele, que abriu a empresa que leva seu nome há 18 anos. O decorador Robinho Lemos, 50 anos, que também tem uma loja de objetos decorativos, admite que teve de reformular o negócio. “Eu me adequei e tive de demitir. Estou buscando outros mercados e alternativas”, conta o dono da Nativa Festas, localizada no Lago Sul.
Para o cerimonialista César Serra, no entanto, o mercado se beneficia por exigir planejamento prévio por parte dos contratantes. “Nós sofremos menos com as crises porque as pessoas começam a se programar para uma grande festa com, pelo menos, um ano ou um ano e meio de antecedência. Por isso, há tempo para economizar”, argumenta. Diante da falta de mão de obra qualificada disponível, ele investe em treinamento na própria empresa. Na equipe de seis funcionários, a maioria está com ele há anos. “Não existe milagre para reter pessoas. Sou exigente, mas me considero um bom patrão”, afirma. Serra, 48 anos, é um dos mais requisitados cerimonialistas da cidade, com mais de 30 anos de experiência.
Capacitação
O mercado de eventos sonha com um funcionário de perfil não muito diferente do idealizado em outros setores: um profissional comprometido com o trabalho e que tenha conhecimento prático sobre a profissão. Para especialistas, porém, essas são as características mais ausentes no mercado. Na capital, apenas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) oferece curso técnico regular na área. Com duração de três semestres, ele se divide nos seguintes módulos: formação básica, assistente cerimonial e assistente em eventos. Uma nova seleção para o curso será aberta no ano que vem. A escolha dos candidatos, que devem ter ensino médio completo, ocorre por meio de sorteio.
A falta de qualificação é algo que atinge o setor em nível nacional, tanto que a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) deve lançar uma escola própria no próximo semestre. A ideia é oferecer capacitação em diversos temas de interesse para o mercado, em várias cidades brasileiras. A entidade também trabalha para criar parcerias com instituições internacionais para que os formados tenham certificação reconhecida no exterior. “A Abeoc é muito comprometida com a qualificação da gestão das empresas e com a formação de capital humano. Qualificar pessoas nessa área não é fácil, pois o empregado deve entender de vários assuntos, como atendimento ao público, planejamento e elaboração de projetos. A proposta da escola de eventos será formar um profissional intermediário, que trabalhará em setores como recepção, licitações e captação de recursos”, explica Ana Cláudia Bitencourt, presidente da associação.
O que eles querem de você
O Manual de boas práticas da Abrafestas (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais) estabelece pontos a serem levados em consideração por todos os profissionais de eventos para obter a excelência em serviços. Confira:
» Confiabilidade: ter expertise suficiente para oferecer o que foi prometido e deixar claro ao cliente todos os detalhes sobre o produto ou serviço.
» Responsividade: estar pronto para responder às solicitações dos clientes de maneira ágil e com qualidade.
» Garantia: dar ao cliente segurança quanto ao preço combinado e ao item comprado, inclusive em caso de substituição.
» Empatia: ter a capacidade de compreender as necessidades do cliente de maneira individualizada.
O Manual de boas práticas está disponível no site: www.abrafesta.com.br.
Onde estudar
» O próximo sorteio para o curso técnico em eventos do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) ocorre no ano que vem. Com duração de três semestres, a formação é oferecida no câmpus Brasília (610 Norte). Mais informações no site www.ifb.edu.br ou pelo telefone 2103-2132.
» A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) inicia os cursos de sua escola de eventos a partir de agosto. Há previsão de formações em logística, captação de recursos, eventos de luxo, entre outros. Ainda não há informação sobre as cidades que receberão os cursos. No entanto, os interessados podem acompanhar as novidades do lançamento pelo site www.abeoc.org.br ou tirar dúvidas pelo e-mail secretaria@abeoc.org.br.