Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Os últimos detalhes para o vestibular da UnB

Prova da instituição será no fim de semana. Educadores afirmam que, a poucos dias do teste, não adianta tentar aprender novos conteúdos: é hora de investir na revisão

Faltam somente quatro dias para os candidatos às 4.212 vagas de graduação na Universidade de Brasília (UnB) testarem os conhecimentos. Mas ainda dá tempo de fixar o conteúdo, corrigir erros de interpretação e se adequar ao estilo da organizadora do certame. O método de estudos adotado na reta final pode garantir pontos a mais para a conquista de um lugar nos 97 cursos disponíveis nos câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Para fazer o certame, o aluno precisa ter a inscrição homologada. Os candidatos devem verificar a situação no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebrasp).

Ontem, o órgão publicou o Edital n; 10 informando que o candidato com alguma pendência relacionada ao envio do comprovante de escolaridade terá novo prazo para encaminhar o documento. Das 10h de amanhã até 5 de junho, os concorrentes podem anexar o diploma em um link específico, no site. A apresentação do documento é uma novidade para o vestibular da UnB e está prevista no edital de 2015.

Pedro Maia, 21 anos, teve a inscrição homologada e vai concorrer a uma vaga de medicina. Nesta última semana, ele revisa o conteúdo. ;Eu mantenho o ritmo de estudar de manhã, à tarde e à noite. Sem deixar as outras matérias de lado, a minha maior atenção na reta final é para a área de humanas, que não tenho tanta afinidade;, aponta. A tática de revisão é aprovada pelos professores de cursos preparatórios. Segundo o especialista em educação e diretor da Rede Educacional Alub, Alexandre Crispi, não é hora de tentar aprender conteúdos novos. ;Agora, os estudantes devem resolver provas anteriores, dos três últimos vestibulares. Assim, ele tende a se lembrar de algum conteúdo. Não adianta estudar o que não viu até agora. É importante focar na revisão;, afirma.

[SAIBAMAIS]Os erros
De acordo com o coordenador-geral do Pódion, George Gonçalves, ao resolver os testes aplicados anteriormente, os alunos devem saber por que erraram determinadas questões. ;Não adianta só arquivar resultado: é preciso identificar os conteúdos a serem retomados. Além disso, com a prática dos exercícios, os candidatos precisam aprender a identificar o que a banca quer. Eles têm que saber ler o enunciado das questões;, ensina. Para ele, este é o momento de potencializar o que o aluno sabe a fim de garantir pontuação.

A intenção do treino é que o aluno entenda as especificidades da banca e saiba lidar com o fator de correção. Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na prova do vestibular da UnB, o concorrente não pode chutar, pois uma questão errada anula uma certa. Entre as 4.212 oportunidades abertas, 2.373 são para o sistema universal, 1.603 têm o sistema de cotas sociais (alunos que concluíram todo o ensino médio na rede pública de ensino) como destino, e 236 são exclusivas ao sistema de cotas para negros.

Lembre-se
  • 3 a 5 de junho: o candidato com pendência quanto ao envio do comprovante de escolaridade poderá anexá-lo entre as 10h de amanhã e as 18h de 5 de junho, no endereço eletrônico.
  • 6 de junho (sábado): prova de espanhol, francês ou inglês. Além de português e literaturas, geografia e história, artes, filosogia e sociologia e redação.
  • 7 de junho (domingo): prova de biologia, física, química e matemática
  • Horário: os testes terão início às 13h.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  • 5 de junho: último dia para se inscrever para as provas, a serem realizadas em 24 e 25 de outubro.
  • Prazo para pagamento da taxa: até as 21h59 de 10 de junho.

Manifestação

Em greve desde 28 de maio, os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) farão uma assembleia na manhã de hoje para decidir sobre a manutenção da paralisação. Ao meio-dia, outra manifestação ocorrerá na instituição de ensino superior. Os terceirizados e alguns estudantes se encontram no Ceubinho (ICC Norte) e seguem para a Reitoria em um protesto contra demissões. De acordo com Francisco Targino, integrante da Central Sindical e Popular (CSP), eles lutam contra a dispensa de 142 porteiros. ;A Reitoria abriu um processo de licitação, no qual pede a contratação de 406 porteiros. Hoje, somos 548. Isso significa demissão de 142 pessoas. Quase toda semana há um episódio de violência aqui. Somos nós quem fazemos a segurança;, disse. Hoje, a UnB tem cerca de 2 mil terceirizados.