Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn: não faltam opções para quem quer se expressar, se conectar e compartilhar conteúdo na internet. O que muita gente não aproveita ainda é a oportunidade de dar um upgrade na carreira por meio dos espaços virtuais. Além de promover a própria imagem e, assim, aumentar as chances de receber propostas, estruturas virtuais são uma boa chance para desenvolver uma sólida rede de contatos, acompanhar tendências do mercado, se atualizar e seguir profissionais interessantes. Gladson Mortoza, 32 anos, aproveita as vantagens de vender o próprio peixe virtualmente há cinco anos. ;Entrei no Linkedin logo quando surgiu. Sempre leio notícias sobre tecnologia e tive um insight em 2010, quando vi que uma rede social profissional criada no exterior chegaria ao Brasil;, diz o engenheiro elétrico formado na Universidade de Brasília (UnB).
Gerente de contas na Schneider Electric, multinacional francesa do ramo de energia, há um ano e meio, Gladson afirma que a rede realmente abre portas. ;Por meio do site, procurei vagas, me cadastrei em empresas e ingressei em processos seletivos. Percebo que muitos headhunters fazem pesquisa por profissionais no LinkedIn. Constantemente, meu perfil é visitado, adicionado e fui sondado por profissionais de RH a respeito de chances de trabalho.; O grande objetivo de Gladson em criar um perfil, porém, foi o networkting. ;Tenho adicionadas pessoas que estão comigo desde o começo da carreira, outras que conheci no trabalho e com quem interajo diariamente e até profissionais da mesma área que conheci pela rede. Participo de fóruns e grupos de trabalho, presto atenção aos dados do mercado e consigo avaliar como sou visto profissionalmente.;
Quem consolida relacionamentos por meio da rede está no caminho certo, como indica Rodrigo Collino, da SB Coach. ;Muitas vagas nem são publicadas, acabam preenchidas por indicações, então é preciso fortalecer contatos;, lembra o coach. ;Ter conhecimento técnico é o mínimo esperado. Acima de tudo, as empresas contratam pessoas, então as questões interpessoal e comportamental ganham relevância. Há pesquisas prévias, inclusive na internet, para conhecer os candidatos e minimizar riscos de erro na contratação;, conta. André Freire, CEO da consultoria organizacional e de recrutamento Odgers Berndtson, confirma que é cada vez mais comum recorrer a sites de relacionamento na hora de checar o perfil de um candidato. ;O recrutador vai às redes sociais para conhecer melhor a pessoa. Entre o que está ali, não existe distinção entre pessoal e profissional, tudo conta, então selecione bem o que posta;, avisa.
Para que o tiro não saia pela culatra, as redes sociais profissionais exigem ainda mais atenção na hora de criar um perfil. ;Escolha uma boa foto profissional adquada à imagem que você quer passar; construa um perfil completo e o mantenha atualizado. Use o sumário para se apresentar de forma menos curricular e mencione três ou quatro coisas que você acha interessantes nos campos de descrição de cargos e experiências;, indica o especialista. Existem outras plataformas de interação virtual voltadas a profissionais além do LinkedIn, como o Bayt e o Xing, mas são pouco utilizadas no Brasil. ;Nenhuma chega a ser relevante, as outras são muito menores e não vão gerar tanto potencial de procura;, diz Freire. ;Até as redes sociais convencionais, como Facebook, Twitter e Google Plus ; mais vistas e com regras mais flexíveis, mas não profissionais ; são boas opções para se promover, se utilizadas corretamente;, avalia.
Carreiras seletas
Os benefícios de uma boa participação nas redes sociais para a carreira estão ao alcance de todos, mas, segundo especialistas, as áreas que mais oferecem oportunidades a partir de sites de relacionamento são relacionadas a funções de comunicação, marketing, comércio virtual e tecnologia da informação. ;Como 90% das coisas têm oportunidades de promoção e venda on-line, cargos relacionados a essas atividades abrem mais vagas;, explica André Freire.
Coordenadora da equipe de redes sociais do Governo de Brasília, Camila Carrano, 30 anos, percebeu a oportunidade de consolidar a carreira por meio da internet quando estava na faculdade de propaganda e marketing. ;Meu posicionamento on-line passou a ser constante: criei site pessoal, colaborei com blogs e passei a utilizar Twitter e Facebook com uma visão mais profissional;, recorda. A produção de conteúdo próprio transformou o site pessoal num portfólio virtual, gerou networking e deu visibilidade ao trabalho de Camila. ;O diretor executivo de uma agência de marketing digital viu e me chamou para uma entrevista. Entrei como estagiária, subi três cargos e saí como coordenadora de planejamento.; Atenta a novas chances, ela criou um perfil no LinkedIn. ;O mercado é limitado ,e quero estar visível quando surgirem novas oportunidades. Lá, posso mostrar minhas qualificações e procuro deixar tudo completo e atualizado;, diz Camila.
Para Roberto Lemos, professor da pós-graduação em marketing digital do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), o caso da coordenadora ilustra boas medidas para uma atuação profissional eficiente na internet. ;Fazer um perfil completo, mantê-lo atualizado, produzir conteúdo próprio, interagir e compartilhar conhecimentos gera boa reputação na rede e leva a indicações;, explica, lembrando que isso vale para qualquer rede social, principalmente aquelas usadas para alavancar a carreira.
Ascensão rápida
O estudante de publicidade Lucas Frugoli, 21 anos, é um exemplo de que mesmo a utilização de redes sociais comuns pode gerar bons frutos no serviço. ;Minha primeira experiência não tinha nada a ver com redes sociais. Estagiava no setor público, e o órgão percebeu a necessidade de oferecer uma ferramenta mais acessível e democrática para a população tirar dúvidas;, recorda. O universitário foi colocado para responder demandas do público pelo Facebook e gostou da função. Ao procurar mais informações sobre a área, encontrou um campo cheio de oportunidades e foi atrás de formação. ;Fiz cursos sobre temas como marketing no Facebook e, com as certificações, passei a prestar serviços para empresas de diversos segmentos;, conta Lucas.
Além de Facebook, Twitter e YouTube, outras redes passaram a fazer parte da vida do estudante com fins profissionais, como Instagram e Google Plus. ;Eu me esforço para ter perfis organizados: escrevo corretamente, pesquiso antes de postar. Sem amadorismo, é como uma estação de trabalho;, compara. O grande diferencial é gerar conhecimento. ;Em vez de compartilhar posts de terceiros, faço algo próprio e mostro conhecimentos;. A falta de uma graduação não o impediu de realizar serviços para diversas empresas. ;Tanto faz se estou formado ou não, o que interessa aos contratantes é se meus trabalhos trazem resultados;, esclarece Lucas, que diz que três quartos das propostas de trabalho chegam por indicações de clientes e contatos. Rodrigo Collino, da SB Coach, afirma que é importante mostrar bons resultados da trajetória nos perfis, para que possíveis contratantes saibam desses êxitos nas redes sociais. ;Indicar ideias sugeridas, práticas adotadas e participação em mudanças que geraram conquistas para equipes, empresas e empregadores atrai atenção.;
Etiqueta 3.0 ; Você ;on-line; & ;off-line;
Autores: Hegel Vieira Aguiar e
Ligia Marques
Editora: Évora
184 páginas
R$ 39,90
Uma seleção de informações preciosas de etiqueta virtual para auxiliar profissionais com objetivo de ascender na carreira na utilização de mídias sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn.
Como montar um perfil campeão nas redes sociais
1. Escolha uma foto adequada
Ter uma imagem no perfil é requisito básico para passar segurança e credibilidade, mas não é o bastante. Se o objetivo é tratar de carreira, a foto precisa ser adequada. Certifique-se de que sejam mostrados trajes e situações apropriados, em imagens de boa resolução.
2. Tenha uma apresentação diferenciada
No campo de descrição, conhecido como ;headline;, geralmente logo abaixo do nome, faça um curto resumo sobre você, sua área de atuação e suas competências. Exemplo: ;Palestrante, consultor profissional e empreendedor | Autor do livro Inovação 4ever | Autodidata, criativo e realizador.;
3. Faça um perfil completo
Não se limite a colocar o nome e a profissão ou área de estudo. Liste todas as experiências profissionais e acadêmicas relevantes. Especifique a atuação em projetos, cite métodos utilizados, destaque resultados alcançados e insira links de conteúdos autorais.
4. Crie uma URL personalizada
Algumas redes sociais permitem a elaboração de um endereço personalizado para os usuários, como é o caso do LinkedIn, que oferece um modelo como www.linkedin.com/in/seunome. A customização torna a URL mais amigável, fácil de memorizar e insere uma pessoalidade que a diferencia das demais.
5. Use palavras-chaves
As redes sociais se guiam a partir de termos considerados importantes ou tendências do momento. Isso também vale para perfis e sites profissionais. Busque incluir palavras-chaves que indiquem habilidades, talentos e outros atributos úteis nos campos destinados à descrição de competências.
6. Mantenha informações e status atualizados
Ter dados que correspondam à realidade do momento é importante, pois ajuda empregadores a encontrar o tipo de colaborador adequado às oportunidades e facilita para que essa pessoa seja contatada. A atualização regular também indica interesse em fazer networking.
7. Seja ético e tenha bom senso
Evite a exposição em situações inadequadas, como polêmicas e circunstâncias informais demais ou íntimas. Além disso, é indispensável a adoção de padrões éticos em todas as interações. Ser honesto a respeito da própria formação e não copiar conteúdos são exemplos de medidas básicas.
8. Gere conteúdo de qualidade
Compartilhe materiais criados por você que podem ser úteis a outros profissionais, como produção acadêmica e trabalhos apresentados em congressos. Essa atitude atesta as áreas nas quais você tem capacidade, o que valoriza a imagem do profissional e o torna reconhecido e requisitado.
9. Faça novas conexões
Uma das principais utilidades das redes sociais é expandir o networking. Busque pessoas que trabalharam ou estudaram com você e conecte-se. Quanto mais conexões, melhor será a visibilidade.
10. Interaja
Participe de fóruns, conecte-se a grupos, disponibilize material novo, faça comentários, responda a perguntas, siga empresas de seu interesse, peça recomendações e recomende outras pessoas. A atuação regular evidencia desenvoltura e interesse em aprender e ajudar aos demais.
Fontes: André Freire, Roberto Lemos e Rodrigo Collino