A advogada Cláudia Eunice Saraiva Abid, 40 anos, e o engenheiro Jamil Abid, 61, chegaram a ter nove cachorros em casa, o que prova a paixão deles pela espécie. Hoje, são três: Miguel, 1 ano e 5 meses, Ivy, 1 ano e 1 mês, e Brutus, 7 meses. O mesmo carinho que dedicam aos seus é destinado aos bichos de estimação atendidos na unidade móvel do Spa Pet, que virou a queridinha da freguesia. Trata-se de uma van que vai até a casa do cliente e faz todo o trabalho ali. O dono pode acompanhar tudo do lado de fora, na sombra de um toldo. ;Os clientes gostam de praticidade. Assim damos conforto e evitamos o estresse dos animais;, detalha Cláudia. O carro é equipado com gerador de energia, reservatório de água limpa e água suja e oferece tudo o que é necessário para o banho. ;Para o uso do pet shop móvel, dependendo da localidade, é cobrada uma taxa de deslocamento, mas atendemos clientes em qualquer lugar do DF: Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Guará;;, conta Jamil.
Dona do bulldog Bruce, a nutricionista Jeanne Cunha, 35 anos, procurava há tempos por um serviço satisfatório de banho e tosa. ;Ele sofria muito. Ficava horas em trânsito na gaiolinha, detestava, ficava abatido e, volta e meia, tinha infecção de ouvido;, relembra. Depois que passou a usar o serviço de pet shop móvel do Spa Pet, a dona garante que a vida dele mudou. ;O Bruce se adaptou muito bem e volta do banho outro cachorro. O bulldog tem muita dobra, tem que secar cada uma para não assar, passar pomada; Eles fazem direitinho. Foi a solução para os nossos problemas.;
Na loja (na Avenida Pau Brasil Norte, em Águas Claras), além de vender produtos típicos de pet shop, o casal oferece banho e tosa e outras regalias, como ofurô. Os donos dos animais podem acompanhar todo o tratamento por meio de janelas de vidro e televisão que mostra o circuito interno de filmagem. Produtos de última geração ; esterilizador de ar para eliminar micro-organismos e acabar com o mau cheiro e secador sem barulho para não estressar os bichos ; são adicionais. Entre os mimos, estão ainda táxi-dog, que leva e traz um animal por vez, sem o uso de gaiolas, e até um carrinho adaptado para carregar os bichos como bebês. O espaço conta com áreas separadas para cães e gatos a fim de não trazer irritação a eles.
Gostar de animais é um pré-requisito para os sete funcionários. ;Adoro trabalhar aqui e sou fã de bicho. É uma experiência muito diferente;, conta a atendente Janeide de Morais, 28 anos. O local ainda tem uma clínica, onde o veterinário Adelfo Estrela Neto, 31, faz consultas e está sempre disponível para qualquer necessidade. ;Nem todo pet shop tem veterinário. É um diferencial;, percebe Cláudia. Adelfo garante que os ;mimos; do Spa Pet não são apenas frescura. ;O ofurô, por exemplo, pode ser usado com sais relaxantes, para cães muito agitados, ou sais estimulantes, para os muito quietos. Eles ainda recebem massagem. Acoplado a ele, temos uma máquina que faz limpeza profunda na pele, uma espécie de peeling, indicado para tratamento de dermatites como seborreia crônica.;
Planejamento
O Spa Pet abriu as portas em 6 de janeiro de 2014. De lá para cá, ganhou cerca de 300 clientes. A agenda vive lotada, e a orientação dos donos é que os interessados agendem com, pelo menos, três dias de antecedência. Esta é a primeira experiência de Cláudia com o empreendedorismo, mas Jamil já teve um restaurante e, hoje, é dono de uma empresa de consultoria em engenharia. Advogada, Cláudia mudou completamente de ramo. ;Agora, meu trabalho também é lazer.; O foco é qualidade de vida para os animais, como conta Jamil. ;Buscamos conforto para os pets em primeiro lugar.; O cuidado move os empresários. ;Estamos mexendo com vidas. Para muitas pessoas, os animais são como filhos. Tenho cliente, por exemplo, que deu um carro só para o cachorro. Então, temos que fazer de tudo para atendê-los bem;, diz Cláudia.
Antes de montar o negócio, o casal passou por um detalhado momento de preparação. ;Entre termos a ideia e abrir as portas, levou uns cinco meses;, revela Cláudia. Nesse período, os dois contrataram uma consultoria para fazer análise de mercado e plano de negócios, montaram estrutura completa na loja física e no pet shop móvel e se prepararam, munindo-se de conhecimento e procurando novidades. ;Não se pode abrir um negócio sem preparação;, diz Cláudia. ;A ideia é fazer diferente de outros pet shops em tudo. Até o tamanho da loja chama atenção, por ser muito espaçosa. Tudo foi baseado em pesquisa;, revela Jamil.
A receita do sucesso, segundo o casal, é o cuidado no atendimento e a presença constante. ;Não adianta abrir um negócio e não comparecer. Estou sempre aqui e sei fazer tudo o que os funcionários fazem, inclusive fiz curso de banho e tosa. Acompanho tudo;, explica Cláudia. ;Muitos clientes fazem questão que a Cláudia dê banho em seus animais;, delata Jamil. O fato de os bichos gostarem é outro elemento fundamental. ;O pet não se estressa ao vir para cá. Então, é uma grande diferença;, observa Cláudia.