A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, lançou, nesta quarta-feira (7/5), o programa Jovens Embaixadores 2015, um intercâmbio estudantil no qual alunos do ensino médio de escolas públicas brasileiras são selecionados para passar três semanas nos EUA. ;Os jovens se transformam com esse programa;, afirma a embaixadora. A cerimônia ocorreu no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Desde a criação do programa, em 2003, 367 estudantes já participaram. O sergipano Cassiano Santana, 19 anos, integrou o programa na edição de 2012 e, segundo o jovem, a experiência serviu como embrião para outras conquistas no exterior. ;Depois do programa, fui selecionado para cursar um ano do ensino médio em uma escola em Chicago pelo Cidadão Global do Amanhã e agora vou estudar administração de negócios e economia pela Babson College, em Massachusetts;, conta.
No ano passado, 12 mil pessoas se inscreveram no programa para 37 vagas. Os brasilienses Erivelton Soares, 18 anos, e Paloma Pinheiro, 16, foram selecionados na última edição. Os dois passaram duas semanas em Washington, capital dos EUA, em atividades voluntárias, além de uma semana em imersão na casa de famílias americanas em Toulsa (Oklahoma), no caso do Erivelton, e Bozeman (Montana), no caso da Paloma.
;Nunca imaginei que iria viajar para o exterior, brincar na neve e até mesmo ajudar pessoas de outro país;, afirma Paloma. A estudante está no 3; ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio, no Setor Oeste, e quer fazer processo seletivo para intercâmbios nos EUA e Alemanha. Segundo Erivelton, a experiência serviu para ter outras perspectivas. ;Agora, quero continuar estudando inglês, pretendo fazer letras-inglês;, conta. O jovem concluiu o ensino médio no Centro de Ensino Médio 201, no Recanto das Emas, e agora se prepara para prestar vestibular.
Participe
Este ano, o programa abriu 50 vagas. Para participar, o jovem deve ter entre 15 e 18 anos, ser brasileiro, ser aluno do ensino médio na rede pública, jamais ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ter excelente desempenho escolar, além de estar engajado em atividades de responsabilidade social e comprovar ao menos 12 meses ; contínuos ou não ; de voluntariado.
As inscrições podem ser feitas pelo até 8 de agosto. Se o aluno preencher os pré-requisitos básicos do programa, ainda há mais cinco etapas: envio de documentos comprobatórios dos pré-requisitos, revisão dos documentos por uma instituição parceira do programa, prova escrita, exame oral e seleção pela Embaixada dos EUA.
A lista dos aprovados deve ser publicada até 24 de outubro no . Os jovens selecionados embarcam para os Estados Unidos em 9 de janeiro de 2015 e retornam em 1; de fevereiro do mesmo ano.