Na próxima sexta-feira (10/1) e sábado (11/1), 577 brasileiros, entre eles jovens de 15 a 18 anos e professores de inglês da rede pública, que participam do Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês nos EUA (PDPI) e Jovens Embaixadores, embarcarão para os Estados Unidos para participar de intercâmbios educacionais. Os programas são coordenados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, pelo Departamento de Estado e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), além de contarem com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).
Dos brasileiros citados, 37 jovens participam, de 10 de janeiro a 2 de fevereiro, da 12ª edição do programa Jovens Embaixadores. Durante as três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington, D.C., e depois serão divididos em grupos. Todos ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias em quatro cidades norte-americanas: Seattle (Washington), Charlotte (Carolina do Norte), Tulsa (Oklahoma) e Bozeman (Montana).
[SAIBAMAIS]Já os 544 professores de inglês participam, de 11 de janeiro a 22 de fevereiro, da 4ª edição do Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês (PDPI) nos EUA, promovido pela Fundação Capes, do MEC. Durante as seis semanas, eles participarão de uma intensa programação para o fortalecimento do ensino do inglês no Brasil, que incluirá cursos sobre metodologias de ensino e avaliação, recursos online, planos de aula e outras ferramentas na formação continuada de professores. O grupo participará do intercâmbio em dezesseis universidades em diferentes partes dos EUA.
O PDPI é fruto de parceria entre a Capes, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Desde o lançamento, em 2011, 1690 professores da rede pública já participaram do programa.
O programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O primeiro grupo viajou em 2003 e, a partir de 2012, passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 367 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa.