Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

O lucrativo mercado da beleza

Número representa um aumento de mais de 50% entre 2013 e este ano. Chegada de marcas estrangeiras empolgam tanto os profissionais que atuam na área quanto os consumidores ávidos por novidades

De olho na fatia mais vaidosa de consumo do Distrito Federal, empresários do setor têm apostado em marcas de peso do ramo da beleza. O nicho está cada dia mais acessível, amplo e lucrativo. De esmaltes a produtos para cabelo, passando por maquiagens, há opções para todos os bolsos e gostos. Para se ter ideia da expansão do segmento, de 2012 para 2013, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de empresas ligadas à beleza e à estética cresceu 50,9% no DF, passando de 3.936 para 5.956.

O mercado aquecido atrai marcas famosas como a Sephora, que deve se instalar ainda este ano no DF. Disputará uma clientela cada vez mais exigente com a MAC, a Contém 1g, O Boticário e Quem disse, Berenice?. Para o mercado de profissionais da área, a notícia significa um avanço do setor. ;Acho que sentiram o boom desse mercado. É muito bom tanto para quem trabalha com isso, quanto para quem é leigo;, opinou a maquiadora Olívia Menezes Barbosa, 29 anos.

De acordo com a União dos Empresários do Mercado da Beleza (Unibele) do DF, o consumo na área de serviços de estética está acima da média nacional. Gira em torno de 40% do salário de uma pessoa. Ou seja, cada brasiliense vaidoso, seja ele narcisista ou apenas mais preocupado do que outros com a beleza, gasta boa parte do dinheiro com cremes, maquiagem e perfumes.

A estimativa para 2014, segundo o presidente da Unibele, Valteni Souza, é que o setor movimente R$ 55 bilhões até o fim deste ano. ;É o mercado que mais cresce no mundo. Está cada dia mais forte, e os projetos nesse ramo não param;, afirmou. Valteni administra a Hair Brasil Brasília, maior feira de produtos de beleza da capital. Só perde para a Hair Brasil São Paulo, responsável por receber 97 mil profissionais no ano passado. O próximo passo será a criação de um polo industrial de cosméticos. ;O crescimento (do setor) no DF é de 10% a 12% (ao ano). E será ainda maior;, avaliou.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihepec) reforçam a visão do representante da Unibele. A entidade afirma que, desde 2012, quando fizeram um levantamento específico, o segmento de beleza no Brasil é favorecido pelo aumento da renda per capita que, segundo a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do governo federal, aumentou 32% na última década. Os números dispararam e, hoje, o Brasil está entre os principais consumidores desses produtos e serviços (confira quadro).

Franquias
Quanto maior a procura do cliente, mais o mercado precisa estar preparado para atender a demanda. Com quase 50 anos no ramo, uma das maiores redes de perfumarias do DF amplia, cada dia mais, o número de franquiados. Tudo para atender uma clientela que não poupa gastos com a beleza ; chega a desembolsar até R$ 5 mil semanalmente com perfumes, maquiagem e etc. ;Temos clientes que ficam em lista de espera por novos produtos;, diz a diretora das lojas Lord em Brasília, Adriana Karina Ricci. ;Beleza é um vício. A progressão é exatamente essa: começam usando pouco, um produto mais barato. Conhecem outros mais caros, veem que fazem efeito, ficam mais bonitas. E, consequentemente, compram mais;, acrescenta.

A empresária Tatiane Marins Coutinho, 28 anos, se enquadra neste perfil. Viciada em beleza, na prateleira de casa, guarda uma quantidade incontável de itens: batons, cremes para a pele, para o cabelo, esmaltes. Um custo alto para se manter impecável: de R$ 1 mil a R$ 2 mil por mês. Mas ela garante que tudo isso vale a pena. ;Tem dias que estou mais pra baixo e, só de passar um batom, um blush, já muda o astral. Estar bonita é uma questão de estado de espírito;, observa. Ela conta que o marido não mede elogios. ;Ele diz que já acordo como uma diva. O que tenho não é para mostrar para ninguém. É por satisfação própria;, defende.

;Estamos em um pique neste mercado há uns quatro, cinco anos em franco crescimento. Temos clientes ; cerca de 15% deles, por exemplo ; que investem R$ 2 mil por semana, e ainda ficam em lista de espera por novos produtos;
Adriana Karina Ricci, diretora de uma loja de perfumes e cosméticos

Radiografia
Ranking dos principais consumidores de produtos de beleza no mundo

Estados Unidos 14,8%
Japão 11,1%
Brasil 10,1%
China 6,5%
Alemanha 4,5%
Outros países somados 53%

Novas empresas

Número de novos negócios no setor

Fevereiro de 2012 3.946
Fevereiro de 2013 5.956 Crescimento de 2012
para 2013 50,9%

Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

R$ 340
Média do potencial de consumo per capita para este ano, segundo a Pyxis Consumo 2014 ; Ibope Inteligência