Antes de tudo, pesquise sobre o hotel reservado pela empresa e busque detalhes sobre o voo e a companhia aérea contratada. A ideia não é exigir luxo, mas ter a garantia de condições mínimas de conforto e fácil mobilidade. ;Aceitar o itinerário programado pela empresa é muito mais cômodo, claro, mas não é grosseiro pedir algumas alterações quando necessário. Se o hotel é muito distante dos eventos marcados ou a companhia aérea é famosa pela má qualidade, faça uma pesquisa e ofereça alternativas melhores e com preços razoáveis para seu chefe, tudo isso com o máximo de brevidade possível;, aconselha Célia Leão, consultora de etiqueta.
Para garantir a boa imagem com o empregador e também aos colegas que encontrará durante a viagem, Célia recomenda que o funcionário tenha cuidado com os excessos. ;A dica é falar menos, sem ser antipático, por exemplo. Evitar comparações da cidade visitada com a terra natal é primordial, e jamais se deve criticar o destino da viagem;, pondera a especialista.
Uma dica para ser visto de forma mais simpática pelos anfitriões é fazer uma pequena pesquisa sobre os fatos básicos da cidade a ser visitada e, se convidado, acompanhar os colegas em uma confraternização. ;Demonstrar interesse sobre o local transmite um aspecto amigável e respeitoso. Outra maneira de ganhar pontos é acompanhar os anfitriões nos famosos happy hours, por exemplo. Mas não se trata de uma regra. Em alguns casos, o profissional está cansado demais para sair, e explicar a recusa ajuda a evitar más impressões;, detalha.
Informar-se sobre o local de destino vale não apenas para demonstrar interesse e boa educação mas também ajuda na hora de fazer a mala a evitar gafes culturais. Por exemplo, viajar a São Paulo ; cidade conhecida pelo clima irregular ; com opção de roupas para apenas um tipo de temperatura pode ser, literalmente, uma fria. Se o desembarque for em outros países, o cuidado deve ser redobrado.
É importante lembrar ainda que, em contatos profissionais em outras nações, nem todas as pessoas estão acostumadas ao beijinho bem brasileiro no rosto, ou mesmo a um prosaico aperto de mão. ;Você não vai chegar ao Japão abraçando as pessoas nem ousar se atrasar para um compromisso no Reino Unido. Cada país tem um padrão social, e conhecê-los evita constrangimentos;, adverte Célia.
O consultor de negócios e processos João André Jacob, 27 anos, pontua os benefícios de uma profissão marcada por viagens constantes. ;Faço ao menos uma viagem por semana e a cada saída vou para um local diferente. Às vezes, surgem algumas situações complicadas, como a dificuldade em manter uma alimentação regular, mas, no geral, a oportunidade de conhecer pessoas e culturas diferentes é algo único;, conta. André, que diz já não fazer muitas pesquisas sobre seus destinos, lista o respeito e a tecnologia como aliados inseparáveis de um bom viajante. ;Sempre que você chega a uma cidade, é essencial compreender os costumes e a maneira como os moradores agem e lidam com as situações. Quando não tenho referências da região, busco informações por meio dos aplicativos que tenho no celular;, detalha.
Preparação
Se a chegada e a permanência exigem cuidados essenciais, a organização da partida também possui um ritual. Do arrumar as malas à espera na sala de embarque, alguns truques não só facilitam a vida do profissional como também ajudam o viajante a ganhar tempo. Na bagagem, dê preferência a uma única mala de mão, leve um terno ou tailleur mais formal, além de roupas mais confortáveis e peças compatíveis com o clima do local visitado. Porém, mais uma vez, aplica-se a regra do bom senso. É válido lembrar que a ocasião não se trata de um passeio, logo, roupas excessivamente descontraídas devem estar fora de escolha (veja o quadro). ;Um dos principais erros cometidos pelos profissionais é não optar pelo básico. Deve-se levar produtos para higiene pessoal, roupas apropriadas, documentação e só. Aqueles que viajam com quilos e mais quilos de bagagem acabam atrapalhando não só os funcionários do hotel e da companhia aérea mas também a eles mesmos. Uma mala benfeita garantirá um espaço a mais para trazer lembranças do local viajado;, pontua Alexandre Motta, diretor comercial da agência especializada em gestão de viagens corporativas Tour House.
Segundo Motta, outro ponto que exige atenção especial é a questão da burocracia nos voos internacionais. ;É preciso checar toda a documentação exigida para a viagem. O profissional deve verificar se o passaporte está válido, se precisa de visto para entrar no país, além de quesitos como vacinas e itens proibidos ou que necessitem de declarações específicas;, lembra o diretor. Além disso, recomenda-se cautela na compra das passagens. ;Atraídos por preços menores, algumas empresas ou profissionais optam por escolhas que, muitas vezes, podem ser uma cilada. Todo planejamento deve contar com imprevistos, e tarifas promocionais costumam ser acompanhadas por uma série de restrições que engessam a flexibilidade da programação na viagem;, diz o especialista.
Acostumada a uma rotina de viagens constantes, a procuradora e professora Márcia Leuzinger, 46 anos, conta que se organizar para compromissos de trabalho fora da cidade já se tornou algo praticamente automático, e o planejamento com antecedência é a chave para evitar dor de cabeça. ;Sempre tento resolver as questões de trabalho durante a viagem. Assim, quando volto para Brasília, normalmente cansada, minha prioridade é descansar para que a rotina normal não saia prejudicada. Temos que lembrar que o deslocamento conta como um dia comum de expediente;, observa.
Cada minuto conta
Conselhos também não faltam para os ansiosos que pretendem ganhar tempo ou fugir do tédio durante os compromissos de negócios. O consultor de viagens Lucas Nogueira sugere alguns caminhos para evitar filas e longas esperas nos aeroportos: ;Se o cliente não for despachar bagagem, as companhias oferecem a opção do check-in on-line. Assim, o passageiro realiza o procedimento antes mesmo de chegar ao terminal, pulando a etapa do balcão e indo direto para o embarque. Outra estratégia é utilizar os programas de fidelidade. Profissionais que viajam muito e somam muitas milhas provavelmente terão tratamento diferenciado e direito a um atendimento mais veloz;, explica. Para quem chega com muita antecedência, há a alternativa de voar mais cedo. Caso exista vaga, a companhia aérea pode antecipar o voo do cliente que solicitar.
Faço ao menos uma viagem por semana e a cada saída vou para um local diferente. Às vezes, surgem algumas situações complicadas, como a dificuldade em manter uma alimentação regular, mas, no geral, a oportunidade de conhecer pessoas e culturas diferentes é algo único;
João André Jacob, consultor de negócios e processos