A rede de colaboração universitária Universia Brasil promoveu enquetes e fez uma pesquisa entre comentários nas redes sociais para mapear os perfis que mais geram conflito no ambiente corporativo (veja o quadro). Bruna Delprete, que trabalha na área de conteúdo da Universia, explica que, apesar de nem sempre ser fácil, o melhor é resolver o problema logo para não prejudicar o próprio rendimento no trabalho. ;Essas pessoas não estão preocupadas com o comportamento delas e vão conseguir desenvolver as tarefas normalmente. Apenas você sairá prejudicado;, alerta.
Diferentes gerações
O especialista em gestão de profissionais Diego Maia lista ainda algumas características de cada geração de trabalhadores que podem tornar a convivência no ambiente de trabalho difícil. Os mais velhos, por exemplo, costumam ter resistência a novidades e acham que sabem de tudo. Compartilhar conhecimentos, de forma a ouvir o que os colegas têm a ensinar, e passar a eles o aprendizado adquirido durante os anos de trabalho é a melhor maneira de não causar problemas.
;Já entre os mais jovens, é possível perceber menos comprometimento;, acrescenta Maia. A geração que chega agora ao mercado de trabalho é influenciada por mudanças tecnológicas constantes e espera que as coisas aconteçam sempre de maneira muito rápida, além de buscarem ascender na carreira em pouco tempo. Por esse motivo, eles deixam a desejar quando trabalham em equipe.
Também há algumas atitudes que não estão relacionadas à idade, mas que incomodam da mesma forma. Falar muito alto ou expressar a opinião de maneira autoritária, intimidando os demais colaboradores, é um péssimo hábito.