Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Rede pública não consegue formar quadros

A carência de professores se reflete diretamente na má formação dos estudantes. Recentemente, Um relatório sobre asmetas da educação, divulgado pelo MovimentoTodos pela Educação, mostrou que apenas trêsemcada 10 alunos terminam o ensino médio com conhecimentos de língua portuguesa adequados à série. Em matemática, a situação é bem pior: só um em 10. ;Alagoas e Maranhão, por exemplo, fizeram concurso para professor e não conseguiram contratar nenhum no estado inteiro. Isso ajuda a explicar por que os resultados dos estudantes são ruins. Há um deficit de profissionais no Norte e no Nordeste, principalmente;, pontua a diretora executiva da ONG, Priscila Cruz.

Outro problema apontado pela diretora do movimento é o ciclo vicioso gerado pela má-formação dos estudantes e pela falta de atração da carreira. Alunos mal formados desistem da carreira e, sem professores de qualidade, as escolas seguem formando mal seus estudantes. ;O professor de escola pública ganha 40% menos que um profissional com o mesmo nível de escolaridade. Quando o aluno se dá conta disso, ele escolhe outra carreira, e não a docência.Compoucos professores, há casos de estados que reduzem as exigências para conseguir contratar.;

O diretor-jurídico do Sinpro-DF, Washington Dourado, acrescenta que o desestímulo que atinge os estudantes que desistem da licenciatura também afeta os professores. ;Agente vê que existe uma marcha de profissionais para mudar de área;, diz.Mas ele aponta outros fatores. O ambiente de trabalho nas escolas está ficando cada vez mais tenso e isso tem pesado na hora de o docente tomar a decisão de trocar de carreira.;Isso influencia na qualidade do ensino, porque não há políticas de valorização que permitam resgatar o status que a carreira tinha nos anos 1980.Opeso que a educação tem para a sociedade não é proporcional ao peso dado ao professor;.