;Estamos chamando esse pessoal, pois não podemos desperdiçar o concurso que ainda estava dentro do prazo de validade. Estamos ampliando a abrangência de nossos serviços e a produtividade e tais servidores são fundamentais, pois deles dependem o funcionamento da atividade fim;, explicou o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.
Apesar de não lidarem diretamente com o atendimento ao público, os técnicos administrativos são responsáveis por atividades meio como controlar as escalas dos médicos e enfermeiros, organizar os pedidos de compra de materiais e fazer pagamentos a fornecedores.
Com a convocação dos 600 profissionais, passam de 3 mil o número de chamados do concurso, que teve resultado anunciado em 2009. O cadastro reserva existente agora fica zerado.A Secretaria de Saúde ainda não sabe quantos se apresentarão efetivamente para o trabalho.
No total, desde 2011, a atual administração convocou 9,6 mil servidores para a área de saúde. De acordo com Rafael Barbosa, a demanda tem aumentado por conta da abertura de novos serviços, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e as Clínicas da Família. A previsão é que ao longo de 2013 sejam inauguradas mais seis UPAs e pelomenos10 clínicas.