Depois do certame da Receita Federal, o Ministério da Fazenda lança edital para novo concurso este ano. Agora, a autarquia selecionará 463 pessoas para o cargo de assistente técnico-administrativo, de nível médio: 322 vagas para atuar em Brasília e 141, para o estado de São Paulo. Haverá ainda 25 oportunidades para pessoas com deficiência.
De acordo com o edital lançado, a remuneração é de R$ 2,8 mil. E, como previsto, a Escola de Administração Fazendária (Esaf) será a banca organizadora. A inscrição pode ser feita pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, entre 13 e 26 de agosto. A taxa de adesão é de R$ 62. O concurso será feito em apenas uma etapa, marcada 28 de outubro.
Na prova, só de questões objetivas, haverá 130 questões de língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, conhecimentos de informática, direito administrativo e constitucional, arquivologia e gestão pública. Os aprovados vão desempenhar atividades de execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento no ministério.
O candidato que quer garantir uma boa classificação deve se preparar desde já para as disciplinas de maior peso do concurso, afirma o professor de arquivologia Elvis Miranda. %u201CSerão vinte questões com peso dois destinadas apenas à arquivologia. Além dela, apenas língua portuguesa tem o mesmo peso. A arquivologia é uma matéria diferente, mais prática. Apesar de não parecer muito complicada, exige dedicação e muita leitura%u201D, aconselha.