Considerado referência na cidade em aprovação na UnB, o CEM 2 de Planaltina é uma das duas escolas de ensino médio da cidade. A direção da instituição confirma que nos últimos quatro anos a escola tem aprovado muitos estudantes nos vestibulares da instituição. No meio do ano passado foram 11 estudantes ; nove dos quais conseguiram a senteça positiva para avanço nos estudos.
Neste ano, dois alunos do centro de ensino seguem para o mesmo objetivo. Lorena Neves Silva de Almeida e o colega Lucas Tomás de Jesus, ambos de 17 anos, conseguiram, por meio de liminar, a possibilidade de avançar os estudos, concluir o ensino médio e realizar a matrícula da UnB. Lorena foi aprovada para enfermagem e Lucas para letras/português no último vestibular da universidade, que ocorreu em junho.
A resolução n; 1, de 16 de junho de 2009 do Conselho de Educação do DF prevê a possibilidade de avanço nos estudos a alunos que estiverem matriculados em instituições de ensinos do Distrito Federal. No entanto, a modificação do artigo 151 do documento, em dezembro de 2010, fez com que as escolas passassem a exigir o cumprimento de, no mínimo, 75% dos dias letivos previstos no calendário escolar da instituição educacional.
Além disso, após aprovado no vestibular, o aluno precisa obter média satisfatória em um teste de verificação de aprendizagem ; que agrega os conteúdos dos três anos do ensino médio, incluindo assuntos ainda não vistos pelo estudante, já que a prova é elaborada antes do fim da série ;, e passar por conselhos de classe extraordinários, que discutirão a possibilidade de avanço do aluno.
;A escola não tem autonomia para realizar a aprovação direta dos alunos;, esclarece Sonara Oliveira, diretora do Centro de Ensino Médio 2 de Planaltina, ;agimos por força da justiça. A escola recebe o mandado de intimação para que se cumpra a avaliação do aluno e, dependendo do resultado do estudante, ele consegue ser aprovado ou não. Convocamos os conselhos de classe extraordinários e avaliamos se o aluno tem condição de acompanhar os conteúdos da universidade. Após a aplicação e correção da prova, o resultado do aluno é novamente apresentado aos professores e aí se decide a conclusão do estudante;, explica a diretora. Após isso, a declaração de conclusão do Ensino Médio é feita, juntamente com o histórico escolar, documentos suficientes para a UnB no momento da matrícula.
Aprovação
Aprovada para o curso de enfermagem no câmpus de Ceilândia, Lorena teve ajuda de uma advogada amiga da família para entrar na justiça e conseguir o adiantamento dos estudos. Lucas contou com a ajuda do padre da paróquia que frequenta para encontrar um advogado que auxiliasse no caso. Ele afirma que sabia da falta de autonomia da escola, por isso, depois do resultado do vestibular, tentou conseguir um mandado de segurança que obrigasse o Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb) a matriculá-lo num curso supletivo. ;Mas, depois que soubemos do sucesso da Lorena com a liminar, mudamos de planos;. relembra Lucas.
As greves de docentes e servidores da UnB garantiram aos estudantes tempo suficiente para entrarem na justiça e conseguirem resultados positivos nas liminares. O registro de matrícula para os aprovados em 1; chamada no vestibular será no período de 10,11 e 12 de setembro.
Na concepção de Lorena, o avanço nos estudos a fez ganhar um semestre. ;Passei no vestibular e mostrei que tinha capacidade para adiantar o estudo. A intenção de prestar o vestibular era de testar meus conhecimentos, mas tenho muito orgulho de mim mesma e da escola por ter conseguido passar em uma prova tão concorrida;. A estudante, que faz desde os 15 anos um curso de técnico em enfermagem, diz que não vai sentir dificuldade com os conteúdos cobrados pela UnB. ;As matérias que ainda não vi na escola não vão fazer muita falta, porque muita coisa que não vi aqui (no CEM 02), vi no curso técnico;, acredita Lorena, que admite: ;Com certeza vai ser um choque de realidade, porque não estou acostumada com o ambiente. Vai ser diferente;.
Remi Castioni, doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação da UnB, afirma que estudantes que entram na universidade sem a conclusão do ensino médio, encontram um mundo diferente do que conheciam e passam por dificuldades naturais da idade, não tão relacionadas à capacidade intelectual. ;Falta maturidade para encarar com certo discernimento as opções que surgem. É uma grande ruptura. Ele vai ter que lidar com ideias de organização de créditos, disciplinas distintas, e conteúdos determinados pela própria escolha do curso no vestibular;, diz.
O especilisra acredita que acelerar o ensino médio não é a melhor saída para o ingresso na universidade. Ele defende a reestruturação do ensino brasileiro como forma de preparar os jovens para a sociedade, dentro ou fora da universidade. ;O ensino médio está sem rumo e ocorrendo de forma acelerada. Muitos querem ir para a universidade, muitos não querem, nós temos que dar a possibilidade de todos se prepararem para a inserção no mercado de trabalho. Não adianta pular etapas;.