No momento em que se abriram os portões da entrada norte do Minhocão da Universidade de Brasília (UnB), pouco depois das 17h, a correria foi geral para conferir os nomes dos 1.466 aprovados em 93 cursos da instituição pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Gritaria, chuva de ovos, banho de vinagre, jatos de cachaça, além de tinta, farinha e pó de café, tomaram conta do espaço, onde alegria e decepção se misturaram. Quase 10 mil estudantes fizeram o exame, realizado em três etapas ao longo do ensino médio. O total de vagas era 1.999. O restante será preenchido no primeiro vestibular de 2011.
O estudante João Marques Correia, 18 anos, estava em aula de autoescola quando recebeu a notícia de que havia conquistado o primeiro lugar da seleção iniciada em 2008. %u201CFoi uma surpresa muito agradável. Não esperava que sairia tão bem%u201D, desabafou o aprovado em engenharia mecatrônica. O pai do jovem não pensou duas vezes ao ser avisado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da UnB sobre o sucesso do filho: buscou o caçula e o levou para a festa. Em seguida, chegaram mãe, irmã, tia e avós para comemorar a vitória. %u201CJoão sempre foi estudioso, aplicado e metódico. Nunca deu trabalho nem deixou de ter vida social%u201D, comentou o oftalmologista Marcos Alves Marques.
Terceiro lugar na classificação geral, o calouro de engenharia elétrica Lucas Lintomen Azevedo, 17 anos, soube da aprovação em casa. Estudioso desde pequeno, atribuiu a conquista ao gosto pelas exatas. Otimista, esperava um bom resultado no PAS. %u201CDei um grito enorme quando fiquei sabendo. É indescritível essa emoção.%u201D O segundo colocado, Iuri Rezende Souza, 17 anos, não sabe se vai ocupar a vaga garantida no curso de engenharia elétrica da UnB. Morador de Mineiros (GO), aguarda os resultados das universidades federais de Goiás, de Uberlândia e de São Paulo.
A turma do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB aproveitou as comemorações para levar em frente a campanha contra os trotes violentos na universidade. Com cartazes do tipo %u201CRecepção sem humilhação%u201D e %u201CSomos veteranos e não damos trote%u201D, os representantes estudantis tentavam propagar uma mensagem de paz e proteger os calouros das ovadas.
Os aprovados em primeira chamada devem realizar o registro em 7 e 8 de fevereiro nos postos da Secretaria de Administração Acadêmica da UnB (leia quadro). É necessário apresentar originais e cópias de vários documentos. A matrícula está prevista para o período de 3 a 11 de março. As aulas começam em 21 de março. A lista da segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro.
Agende-se
Confira as principais informações para garantir a vaga no ensino superior:
Local: postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica da UnB
Datas: 7 e 8 de fevereiro
Horários: das 8h30 às 11h e das 14h às 17h (aprovados em cursos diurnos); das 14h às 20h (noturnos)
Documentos: originais e cópias da carteira de identidade, comprovante de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, CPF, título de eleitor, comprovante de votação das últimas eleições para os maiores de 18 anos e certificado de reservista ou alistamento militar para os homens. Obs: Os candidatos selecionados para os cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica deverão apresentar, ainda, o documento do curso para o qual foi selecionado, dentro do período de validade, expedido pelo Cespe/UnB.
Mais informações: www.cespe.unb.br/pas ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe). Telefone: (61) 3448-0100.