Jornal Correio Braziliense

Enem

Cinco milhões de pessoas farão o Enem em 1.615 municípios no fim de semana

Carlos Vinícius da Silva vai passar o feriado de Finados com cadernos e livros da escola. Ele tem 18 anos e é um dos 5,7 milhões de brasileiros que farão, amanhã e domingo, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudante do 3; ano, ele tem confiança de que a prova seja mais uma porta para a universidade. Carlos planeja cursar ciências sociais, e, se a pontuação for suficiente, poderá utilizar o resultado do fim de semana para ingressar em uma das 59 universidades federais de todo o país que já aderiram ao Enem como critério parcial ou integral de seleção. ;Estou um bocado ansioso, mas também sem estresse;, conta.

O Enem é um gigante. O número de inscritos em 2012 supera a população de países como a Dinamarca e a Finlândia. ;É o segundo maior exame do planeta. São 15.076 locais de prova, realizadas em 1.615 municípios;, contabiliza o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Os alunos de escola pública são a maioria: cerca de 1,2 milhão de estudantes, contra 297 mil alunos oriundos da rede privada. Para dar conta de que tudo ocorra sem incidentes, no sábado e no domingo, cerca de 500 mil funcionários trabalharão na realização da prova, entre fiscais e equipe de logística. Isso tudo sem contar os mais de 7 mil funcionários dos Correios, e os quase 20 mil agentes de escolta envolvidos.

Com tamanha proporção, o exame também é alvo de constantes críticas e falhas. Ano passado, problemas na correção das redações e o vazamento de questões do pré-teste que foram parar no material de estudos do Colégio Christus de Fortaleza colocaram a credibilidade em xeque. Em 2009, o Enem também foi alvo de um furto na gráfica que levou ao seu adiamento. No ano seguinte, ocorreram problemas na impressão do gabarito e das provas. Mercadante, porém, garante que não há motivo de tensão. ;Está tudo pronto. Agora é o momento de todos ficarem tranquilos para fazerem uma boa prova.;