Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Ênfase no raciocínio

Concurso inédito da Agência Nacional de Águas (ANA) exigirá conhecimentos em lógica e deverá explorar o regimento da instituição. Certame oferece 45 vagas para o cargo de técnico administrativo

A primeira seleção da Agência Nacional de Águas (ANA) para o cargo de técnico administrativo é uma boa oportunidade para quem tem o ensino médio completo e almeja trabalhar no serviço público. Com 45 postos disponíveis, o certame exigirá conhecimentos em sete áreas. Apesar de o edital ter sido lançado há apenas dois meses das provas, que acontecem em 21 de outubro, o conteúdo que será cobrado não é muito extenso, o que permitirá ao candidato organizar os estudos para conseguir sucesso na prova.

De olho em uma das vagas, Sueme Ali, 25 anos, tem focado os estudos no regimento interno do órgão. Funcionária comissionada em um gabinete no Senado, ela se prepara há quatro meses para concursos e diz dominar melhor os conteúdos comuns à maioria dos certames, como língua portuguesa e noções de informática. ;Vou me dedicar mais ao regimento da agência, que é bem específico. Também pretendo aprofundar os meus conhecimentos em noções de direito administrativo, que pode ser o tema da questão discursiva;, conta.

Entender o papel e o funcionamento do órgão será fundamental para os candidatos. ;O importante é a pessoa saber como a agência é estruturada, quais as competências e a organização dos cargos dentro da instituição;, explica o professor Darlan Eterno, do Vestconcursos.

Apesar de nunca ter oferecido vagas para nível médio, rever provas sobre a legislação da ANA cobradas em processos anteriores para cargos de nível superior pode ajudar na resolução das seis questões que serão cobradas sobre esse conteúdo. ;Normas específicas, como as leis n; 9.986 e n; 10.871, que estruturam e organizam os cargos respectivamente, são importantes, pois explicam o que a ANA espera dos seus futuros funcionários;, reforça Darlan.

Ética
Outra prova que deve ser priorizada é a de raciocínio lógico, já que o candidato deverá acertar 12 das oito questões para não ser desclassificado. ;Não é preciso ter medo, basta o concursando focar na parte de lógica mesmo, sem precisar estudar matérias como análise combinatória e probabilidade;, resume o professor Antônio Geraldo, do IMP Concursos.

Fórmulas matemáticas não devem ser necessariamente decoradas. De acordo com Antônio, é importante dominar todos os aspectos da linguagem, conhecer a simbologia, as tabelas-verdades, as principais negações e equivalências, diagramas, além das argumentações lógicas.

;É bom que o candidato conheça a banca que vai realizar o concurso, sabendo o que costuma cobrar e o modo como apresenta as questões. Conhecer quais os assuntos prediletos da banca organizadora também é fundamental e isso pode ser facilmente percebido ao resolver questões de provas anteriores;, comenta o professor, destacando a importância de rever testes aplicados pelo Cetro.

Para a prova de ética, a pessoa deve estudar o Decreto n; 1.171/94, que regula o serviço público. ;Decorar a norma não é a melhor forma para resolver as questões sobre esse assunto. Aconselho que os candidatos procurem entender também o lado filosófico do tema, sobre o compromisso que o indivíduo terá quando atuar na administração;, orienta a professora Ana Maria de Melo, do Gran Cursos.

Na questão discursiva, o candidato terá que redigir um texto dissertativo sobre um problema relacionado a um dos seguintes assuntos: legislação aplicada à ANA, noções de direito constitucional ou direito administrativo. O conselho dos professores é que o candidato tenha domínio da norma padrão do português e não faça apenas a simples memorização dos regimentos. Estabelecer as relações entre os conteúdos auxiliará no desenvolvimento de um texto coeso e coerente.

Concorrência

Outras duas seleções estão previstas para o mesmo dia: Ministério da Fazenda e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com três opções, os concurseiros esperam que a concorrência na seleção da ANA caia.

O que diz o edital

Agência Nacional de Águas
Cargo:
técnico administrativo
Vagas
: 45
Remuneração: R$ 4.760, 18
Taxa: R$ 37
Inscrições:
o prazo termina em 19 de setembro
Provas:
21 de outubro
Edital:
www.cetroconcursos.org.br